O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado-

Desejava quo estivessem presentes alguns dos Srs. Ministros, porque preferia falar na sua presença sobre assuntos quo dizem icspeito a algumas das pastas, especialmente às pastas do Comércio e Agricultura.

Por isso, se não íôsse contra o Regulamento, eu desejava que V. Ex.a me reservasse a palavra para quando estivesse presente algum Sr. Ministro, ou então pedia a V. Ex.a para mandar saber se estava na outra Câmara algum Sr. Ministro .

O Sr. Presidente:—Vou mandar saber se m:, outra Câmara está presente algum Sr. Ministro que V. Ex.a citou.

- O Sr. Pereira Osório: — Sr. Presidente: pedi a pahivra para declarar que, pessoalmente, mo associo ao voto proposto pelo ilustre Senador Sr. Joaquim Crisóstomo, porque, realmente o Sr. Bernardino Machado é uma individualidade t a m em evidência na Republica Portuguesa que deve merecer do nós todos a máxima consideração.

O Sr. Frocópio de Freitas: — Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar muito gostosamente, ao voto do congratulação proposta pelo ilustre Senador Sr. Joaquim Crisóstomo, pelo aniversário natalício do Sr. Bornardirio Machado.

S. Ex.'~ ó na verdade uma das mais altas figuras da República a quem todos nós, republicanos, devemos prestar tod:\s as nossas homenagens.

O Sr. Vicente Ramos: — Sr. Presidente: pedi a palavra para declarar que me associo muiio gostosamente ao voto de ccn-gratulr.ção que acaba de propor o Sr. Joaquim Crisóstomo pelo aniversário do Sr. Bernardiuo Machado.

O Sr. Silva Barreto: — Sr. Presidente: pedi a palavra para declarar que, em nome deste lado da Câmara, me associo ao voto do congratulação proposto pelo ilustro Senador Sr. Joaquim Crisóstomo.

O Sr. Júlio Ribeiro:—Em roòu noino individual, quero tamb"ém associar-me ao voto justo que acaba de ser proposto pelo ilustre Senador, Sr. Joaquim Crisóstomo.

E que o Sr. Bernardino Machado, incontestavelmente, urna das mais altas figuras .da República Portuguesa, quer o considerem como político, parlamentar, antropologistaj professor, publicista, diplomata, estadista ou Chefe de Estado* que foi.

Sim, Sr. Presidente, é uma das figuras-de mais relevo da nossa sociedade, qae-merece a consideração o respeito de todos nós.

Apoiado.

IIornem do brilhante cerebração e do-grande espírito, é para lamentar que essa. figura de verdadeiro espartano, soja sistematicamente afastado, não se ouvindo sequei* os seus bons conselhos (Apoiados]r quando tantos conselheiros Acácios se escutam.

Congratulo-me com a lembrança do Siv Joaquim Crisóstomo e faço votos pela, longa vida do Sr. Bernardino Machado.

Apoiados.

O "Sr. Lima Duque:—Em nome da Acção Republicana e em meu nome pessoal associo-me ao voto proposto pelo nosso colega Sr. Joaquim Crisóstomo.

E-mc grato associar-me a osso voto, porque conheço o Sr. Dr. Bernardino Machado desde os bancos das escolas.

S. Ex.1"1 foi meu professor de química orgânica, na Universidade de Coimbra, e desde então fiquei admirando as altas qualidades daquele espírito, qualidades essas que não esmoreceram cm toda a sua larga carreira pública.

Apoiados.

Entro tantos votos de congratulação quo o Senado tom admitido não c este o-quo menos solicita a nossa aprovação, nem aoucle quo menos satisfaz o meu espírito.

E minha opinião que se presta um relevante serviço ao prestígio da República congratulando-nos pelo aniversário de um homem que tem passado a sua vida numa luta constante pelo seu ideal,, e quo possui uma tenacidade e persistência como não há quem £0 lhe avantajo.

Apoiados.