O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Setsôes do Senado

associo-me com todo o prazer aos votos propostos pelo Sr. Lima Duque.

O Sr. Dias "de Andrade: — Sr. Presidente: é para me associar com muito prazer em nome da minoria católica aos votos de satidaçao propostos,pelo Sr. Lima Duque.

Kealmente o Congresso para o Avanço das Sciências tem decorrido com uma grande elevação e tem para nós uma significação altíssima porque se encontram ali reunidos não só os representantes da sciência nacional como os da sciência estrangeira.

Eu acho que é um acto de justiça esta sajidação.

O Sr. Oriol Pena \— Com muita satisfação e muito interesse associo-me também aos votos propostos em honra da Universidade de Coimbra e em honra dos nossos visitantes das universidades espanholas.

Quási todos os jornais dizem, e o Sr. Lima Duque acaba de o repetir, estarem decorrendo com grande brilho e grande interesse as festas e a recepção carinhosa da distinta e antiga Universidade de Coimbra, a escola mais categorizada do País, aos representantes das não menos ilustres escolas e universidades espanholas.

Vi num jornal referências especiais ao Sr. Dr. Souto Kodrigues, meu antigo professor de matemática na Universidade e hoje ali director desta Faculdade.

Conheço-o desde pequeno, tive o prazer de ser seu discípulo, e honrei-me com a sua amizade, como me honrava com. & amizade dos seus progenitores, que estimavam como própria a minha gente, os meus pais. Daqui lhe mando as minhas saudações.

Tenho também grande satisfação de ver ali festejado' muito justamente um homem já célebre nos meus tempos de Coimbra, hoje em evidência em todo o mundo estudioso.

O Dr. Gomes Teixeira já era considerado um grande matemático quando estudante e o andar dos tempos só tem feito crescer a reputação e a glória que S. Ex,a já tinha quando eu era menino e moço, há quási 50 anos.

Tenho grande satisfação por saber a

Faculdade de Matemática ainda dirigida pelo homem que foi meu lente, quando completava os meus 17 anos, e ainda hoje é uma grande personalidade naquele corpo scientífico.

O Sr. Vicente Ramos: — É para me associar ao voto de congratulação proposto pelo Sr. Liina Duque.

O Sr. Procópio de Freitas:—Pedi a palavra para me associar com muita satisfação ao voto proposto pelo Sr. Lima Duque, voto de congratulação pelo congresso que se acha reunido em Coimbra e que muito honra o nosso País.

O Sr. Presidente:—Em vista da manifestação de todos os lados da Câmara considero aprovadas por unanimidade as duas propostas do Sr. Lima Duque.

O Sr. Serra e Moura: — Queria fazer uso da palavra quando estivesse presente o Sr. Ministro do Comércio mas, como infelizmente os Srs.. Ministros raramente vêm a esta Câmara, vou produzir as considerações que se oferecem , acerca da falta de água.

L Realmente é muito de lamentar que essa questão que a todos interessa, que é importantíssima, grave mesmo, que há longos anos se debate, até -hoje não tenha encontrado uma solução.

Essa questão parecendo insignificante pode acarretar-nos gravíssimos inconvenientes e quiçá a morte de muitos cidadãos.

' Interpelado na Câmara dos Deputados sobre este assunto, o Sr. Ministro do Comércio respondeu comsalgarismos, citando estatísticas, dizendo quantos litros de água consomem as repartições do Estado, a Câmara Municipal e ficou arrumada a questão.

Nesta casa do Parlamento tratou desen-volvidamente do assunto o ilustre Senador Sr. Carlos Costa.

Eesultou daí uma conferência pública de contradita do Sr. Director da Compa-" nhia das Aguas.