O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 14 de Julho de 1925

Requerimentos

Dos Srs. Bernardino José da Silva, Evaristo Marques Esteves, José Augusto de Figueiredo, Manuel dos Santos e Cândido dos Santos, pedindo para serem reconhecidos revolucionários civis ao abrigo da lei.n.0 1:691.

Para a comissão de petições.

Projecto de lei

Do Sr. Ribeiro de Mele, revogando o .artigo 15.° e seu § único do decreto n.° 10:634, de 20 de Março-de 1920. .

Para a 2.a Secção.

Última redacção

Foi aprovada ã última redacção do projecto de lei n.° 348, proibindo a exploração e criação de gado lanígero e caprino no distrito de Faro.

Para a Secretaria.

Telegrama

Da Câmara Municipal de Mação, protestando contra ;a lei .n.° 1:717, e -decretos n.os 10:665 e 10:776.

Para a Secretaria.

Parecer ' •

Da comissão de faltas, justificando as falt-as do Sr. Júlio Ernesto de Lima Duque. ' • ' ' :- •

Aprovado. •' - -

O Sr. Presidente : r—Faleceu nó passado dia 10 o professor Silva Amado, que foi um médico distinto e considerado, não só no País, como no estrangeiro, um verdadeiro sábio. - , •

Proponho, pois, que se lance na acta uni voto de profundo, pesar pela sua morte, e que se leve: ao conhecimento da família esta resolução do Senado.

O Sr. Augusto de Vasconcelos : — Sr.. Presidente: acaba V. Ex.a de propor que na acta desta sessão s.e lance um voto de sentimento pelo-falecimento de um homem de bem, que era um professor, eminente, um - clínico .distinto e 'um administrador escrupuloso.

Eu tive a honra de ser discípulo, colega e amigo do professor Silva Amado.

Poucos houve

Foi um dos.fundadores, da :medicina le-, gal scientíficá. em,Portugal.

Deixou trabalhos -valiosíssimos, enceta-. dos numa idade em que a maior parte quere descansar,, impor.tando-se pouca com, investigações. - - .

O professor Silva Amado, como médico dos hospitais, tinha a seu cargo a enfermaria .dos leprosos,' e os • extremos d*1 carinho que ele tinha com esses desgraçados comoviam todosvaqueles, que tiveram ocasião de assistir à prática da sua clínica.

E) ainda há pouco, na idade avançadís-sima ein que estava, • todos os^, dias .ele ia visitar os seus doentes, tratar deles, em-fim, prestar-lhes todos-os -cuidados e carinhos que só ele sabia dispensar..

Morreu um benemérito; morreu uni homem que honrou o-seu País.

O -Senado honra-se, portanto, inscrevendo na, sua acta um voto de sentimento -pela sua morte.

O Sr. Procópio de Freitas:—Sr. Pre-sisente:,pedi a- palavra-para me associar ao voto de sentimento proposto-por V. jjjx.% pela morte do professor iáilva Amado'. , • . ' . .

O Sr. Dias .de Andrade: -rr Sr. ,Presi-jlente: pedi a palavra para, em nome deste lado da Câmara-, me associar, ao voto de sentimento que Vv Ex.a acaba de propor pelo falecimento do eminente professor SiLva Amado.

O. Sr. Xavier da Silva : — Sr. Presidente: como aluno, que fui, do professor Silva Amado e como admirador das suas ^qualidades de carácter, do inteligência, e das suas faculdades d# trabalho, asaocio--me • ao voto- de sentimento proposto por V.-Ex.a . - . -

Tive sempre o maior respeito (e. admiração pela figura veneranda ..do meu velho professor, que faleceu com 85, anos de idade, numa idade,em que, portantOj tinha já direito a repqusar, trabalhando quási até ao fim da sua vida. .

Foi uma figura, preponderante no nosso meio',scientífico.. • •