O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 49

VIII LEGISLATURA - 1963 26 DE NOVEMBRO

REUNIÃO PLENÁRIA N.º 3, EM 25 DE NOVEMBRO

Presidente: Exmo. Sr. Francisco de Paula Leite Pinto

Secretários: Ex.mos Srs.
Manuel Alberto Andrade e Sousa
Samwell Diniz

SUMÁRIO: - O Sr. Presidente declarou aberta a reunião às 15 horas e 48 minutos.

Antes da ordem do dia. - Feita a chamada, foi lida a acta da última reunião plenária, que, com o numero das Actas da Câmara Corporativa relativo à mesma reunião, foi aprovada.
O Sr. Presidente justificou a ausência do presidente da Câmara Corporativa o prestou homenagem ao falecido presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy. Propôs que se exarasse um voto de posar pelo falecimento do presidente John Kennedy.
O Sr. 1º Secretário leu o discurso do Sr. Presidente da Câmara Corporativa, que saudou a Câmara, agradeceu a colaboração dos Dignos Procuradores no sessão finda, o formulou votos de que no novo ano parlamentar a Câmara continue a dar ao Governo e à Assembleia Nacional a melhor colaboração; referiu-se à revisão da Lei Orgânica do Ultramar Português e à futura representação, através das autarquias locais e interesses sociais, que as províncias ultramarinas terão na Câmara, Corporativa, cumprimentou os Dignos Procuradores que foram chamados ao Governo, prestou homenagem aos Dignos Procuradores, antigos e em exercício, falecidos o propôs que se exarasse na acta um voto de pesar, referiu-se ao falecimento de S. S. João XXIII e a eleição de S. S. Paulo VI, que recentemente honrou Portugal, visitando em Roma, a Igreja de Santo António dos Portugueses, prestou homenagem ao rei D. Carlos I, referiu-se à integração económica nacional; à publicação do Regulamento Geral das Caixas de Previdência, à declaração sobre política ultramarina de S. Ex.ª o Presidente do Conselho e às manifestações de apoio ao Governo que ela provocou e testemunhou ao Sr. Presidente do Conselho a solidariedade e gratidão da Câmara, recordou a viagem do S. Ex.ª o Chefe do Estado às províncias do Angola e do S. Tomé e Príncipe, e convidou a Câmara a apresentar a S. Ex.ª felicitações e agradecimento pelo alto serviço que com essa viagem prestou ao País.
O Digno Procurador Luís Mário da Cosia cumprimentou o Sr. Presidente da Câmara Corporativa, referiu-se à viagem do Chefe do Estado a África, à recente legislação sobre previdência social, a alguns problemas que ainda aguardam solução o à necessidade de revisão da Lei n. º 1952, manifestou ao Governo o seu apoio pela política ultramarina que tem seguido.
O Digno Procurador Fernando Carvalho Seixas cumprimentou o Sr. Presidente da Câmara Corporativa e os Dignos Procuradores, referiu-se aos problemas da organização corporativa portuguesa e à necessidade do estender esta ao ultramar, focou a posição da Corporação da Indústria frente aos problemas que, no momento actual, dominam a vida portuguesa.
O Digno Procurador Vasco Lopes Alves cumprimentou a Câmara e o seu presidente e referiu-se à viagem do Chefe do Estado as províncias de Angola, e S. Tomé e Príncipe.

Ordem do dia. - Procedeu-se à eleição do 1º e 2º vice-presidentes para a 3.ª sessão legislativa.
O Sr. Presidente declarou encerrada a reunião às 17 horas e 10 minutos.

O Sr Presidente: -Vai proceder-se à chamada.
Eram 15 horas e 25 minutos.

Fez-se a chamada, à qual responderam os seguintes Dignos Procuradores:

Adelino da Palma Carlos
Adolfo Alves Pereira de Andrade
Adriano Chuquere Gonçalves da Cunha
Afonso de Melo Pinto Veloso
Afonso Rodrigues Queiró.
Albano do Carmo Rodrigues Sarmento
Alberto Sobral.
Alcide Ferreira
Alexandre Aranha Furtado de Mendonça.
Alexandre Gomes de Lemos Correia Leal
Álvaro Rodrigues da Silva Tavares.
Angelo Ramos
Aníbal José Mendes Arrobas da Silva
Aníbal de Sousa Azevedo