O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

706 ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 65

Próximos. De resto, qualquer expansão seria sempre possível.
Contudo, pareceu vantajoso considerar alguns melhoramentos, tais como a pavimentação com tratamento superficial betuminoso dos aeródromos da Boa Vista e Maio, a rega betuminosa das superfícies já pavimentadas do aeródromo de S. Nicolau, vedação e aquisição de algum material de pista, construção dos ramais de acesso, etc.

4) Aeródromos da Praia e de S. Vicente

35. O programa a que obedeceu a elaboração dos projectos dos aeródromos da Praia e S. Vicente encontra-se já bastante ultrapassado.
Pretende-se, por isso, dotar aqueles aeródromos das características necessárias por forma a serem operáveis por aviões vindos do exterior.
A realização deste objectivo não só possibilitará a incrementação das actividades turísticas do arquipélago como ainda terá larga repercussão no desenvolvimento da ilha de Santiago, em especial.

36. Dentro deste esquema, os empreendimentos a realizar no período de 1965-1967 serão os seguintes:

a) Aeródromo da Praia:

1 Pistas, caminhos e plataformas.
2 Edifícios.
3 Energia e sinalização.
4 Arruamentos, águas e esgotos.
5 Telecomunicações.
6 Diversos e administração.

b) Aeródromo do S. Vicente:

1 Pistas, caminhos e plataformas.
2 Edifícios.
3 Energia e sinalização.
4 Arruamentos, águas e esgotos.
5 Telecomunicações.
6 Diversos e administração.

c) Aeródromo de S. Nicolau:

1 Pistas, caminhos e plataformas.
2 Arruamentos, águas e esgotos.
3. Diversos e administração.

d) Aeródromo da Boa Vista:

1 Pistas, caminhos e plataformas.
2 Arruamentos, águas e esgotos.
3 Diversos e administração.

f) Aeródromo de Maio:

1 Pistas, caminhos e plataformas.
2 Arruamentos, águas e esgotos.
3 Diversos e administração.

f) Aeródromo do Fogo:

1 Expropriações.
2 Pistas, caminhos e plataformas.
3 Edifícios.
4 Arruamentos, águas e esgotos.
5 Diversos e administração.

g) Telecomunicações:

1 Equipamentos.
2 Intercomunicações.
3 Ferramentas e aparelhagem de medidas.
4 Mobiliário técnico e utensílios.
5 Edificações e energia eléctrica.

d) Telecomunicações-Correios e radiodifusão

37. Visam estes empreendimentos obter melhorias urgentes nas comunicações do arquipélago com o exterior (sobretudo com a navegação) e nas ligações internas de cada ilha principal.
a) Ilha de Santiago - Prevê-se proceder nesta ilha ao equipamento da estação radiocosteira da Praia e à construção de um edifício destinado à estação telégrafo-postal daquela cidade.
b) Ilha do S. Vicente - Tal como em Santiago, pretende-se equipar a estação radiocosteira e construir o edifício para a estação telégrafo-postal, ambas no Mindelo.
c) Ilha do Fogo - Tem-se em vista apenas a construção da estação telégrafo-postal, em S. Filipe.
d) Ilha do Sal - Não obstante não estar esta ilha incluída nos pólos de desenvolvimento considerados, julgou-se indispensável - dada a sua posição nas rotas aéreas internacionais - considerar, para este período, a necessidade de construção do respectivo edifício para estação telégrafo-postal que é, aliás, de interesse para todo o arquipélago.
c) Para toadas as ilhas - Prevê-se a instalação de dez equipamentos SS B para comunicações entre ilhas, a montagem de traçados telefónicos no interior de cada uma delas e ainda a construção do edifício e instalações de emissores, antenas e material de estúdio para radiodifusão.

7) Habitação e melhoramentos locais

a) Habitação

38. Para se iniciar a resolução do problema habitacional nos principais centros urbanos foi prevista dotação que permite encarar desde já as questões mais prementes que se punham neste campo.

b) Melhoramentos locais:

39. Sob esta rubrica serão encarados os empreendimentos relativos a:

Abastecimento de água das povoações,
Instalação de redes de esgotos nos centros urbanos,
Execução de planos de urbanização,

Também aqui, o programa que se apresenta visa a valorização rápida do arquipélago, introduzindo alguns melhoramentos essenciais.

1 Abastecimento de água potável dos aglomerados urbanos e rurais:

40. Ilha de S. Vicente - Abastecimento e rede de distribuição da cidade do Mindelo.
Outros aglomerados no arquipélago - Pequenos abastecimentos.