O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1076 ACTAS DA CÂMARA CORPORATIVA N.º 82

Anote-se, por último, que não se operaram até agora modificações muito significativas na estrutura do crédito distribuído pela banca comercial, mantendo-se, pràticamente, as características apontadas pela Câmara no seu parecer sobre a proposta de lei de meios para 1971.

31. Acerca do conjunto das caixas económicas (não incluindo a Caixa Geral de Depósitos), revela o quadro XXI que prosseguiam, ao longo dos períodos em referência, as características fundamentais das variações das suas principais contas: expansão crescente do total dos saldos de depósitos à ordem e outras responsabilidades à vista e dos depósitos a prazo (com particular relevo para estes últimos); menores acréscimos do que os daqueles recursos no saldo do crédito distribuído, donde uma elevação, mais ou menos sensível, das disponibilidades imediatas, mas com predominância, ainda, dos depósitos (com pré-aviso a prazo) constituídos em outras instituições de crédito metropolitanas.

QUADRO XXI

Caixas económicas

Posições em milhões de escudos das principais contas

[Ver Quadro na imagem]

Origem: Elementos fornecidos pelo Banco de Portugal.

32. No concernente à Caixa Geral de Depósitos, indicam-se no quadro XXII as posições das suas principais contas. Concluiu-se dos elementos desse quadro que no ano findo se elevou significativamente o incremento dos depósitos: a um acréscimo de pouco mais de 2900 milhões de escudos em 1969 sucedeu em 1971 um outro que ultrapassou 5230 milhões, e nesta evolução salientaram-se de novo as contribuições dos depósitos a prazo.