O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

350 DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 78

José Esquivei.
José Luís da Silva Dias.
José Maria de Sacadura Botte.
José Martins de Mira Galvão,
José Nosolini Pinto Osório da Silva Leão.
José Nunes de Figueiredo.
José Penalva Franco Frazão.
José Pereira dos Santos Cabral.
José de Sampaio e Castro Pereira da Cunha da Silveira.
José Soares da Fonseca.
José Teodoro dos Santos Formosinho Sanches.
Luís da Câmara Pinto Coelho.
Luís da Cunha Gonçalves.
Luís Maria Lopes da Fonseca.
Luís Maria da Silva Lima Faleiro.
Luís Mendes de Matos.
Luís Pastor de Macedo.
Luís Teotónio Pereira.
Manuel de Abranches Martins.
Manuel Beja Corte-Real.
Manuel Colares Pereira.
Manuel da Cunha e Costa Marques Mano.
Manuel França Vigon.
Manuel José Ribeiro Ferreira.
Manuel Marques Teixeira.
D. Maria Luísa de Saldanha da Gama van Zeller.
Mário Correia Carvalho de Aguiar.
Mário Lampreia de Gusmão Madeira.
Salvador Nunes Teixeira.
Sebastião Garcia Ramires.
Teófilo Duarte.
Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.
D. Virgínia Faria Gersão.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 70 Srs. Deputados.
Está aberta a sessão.

Eram 15 horas e 50 minuto».

Antes da ordem do dia

Deu-se conta, do seguinte

Expediente

Telegramas

De apoio à representação da Federação Nacional dos Industriais de Lanifícios, subscritos por: Grémio dos Industriais de Lanifícios do Sul, Fábricas Barros, Limitada, Barros & Irmão, Limitada, Sociedade Industrial de Malhas e Fiação, Sociedade de Lanifícios da Foz, Manuel Lopes Henriques & Filho, Limitada, Alexandrino Fernandes Nogueira, Patrício & Balsemão, Limitada, Tomás Costa & Irmão, Fernandes Antunes & C.a, João Alçada.
De apoio às considerações do Sr. Deputado Figueiroa Rego, subscritos por: Grémios da Lavoura de Beja e Castro Verde, Alberto Barreto de Carvalho, André Bravo, Luciano Gonçalves Fialho e José Gomes Pulido Garcia.
Das Câmaras Municipais da Figueira da Foz e Cabeceiras de Basto, congratulando-se com a aprovação pela Assembleia Nacional da moção apresentada aquando do aviso prévio do Sr. Deputado Rocha Paris sobre os municípios.
Do Grémio da Lavoura do Crato, protestando contra a representação da Federação Nacional dos Industriais de Lanifícios, de cujos fundamentos discorda na maioria.

O Sr. Presidente: - Está na Mesa um oficio do 2.º tribunal cível da comarca de Lisboa pedindo autorização para o Sr. Deputado Pinto Coelho depor como testemunha.

Informo que o Sr. Deputado Pinto Coelho não vê inconveniente em que a Câmara dê a sua autorização.
Consultada a Assembleia, foi autorizado. 3
Pausa.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Froilano de Melo.

O Sr. Froilano de Melo: - Sr. Presidente: desejo tratar hoje de um problema que respeita à instrução o educação dos filhos da Índia Portuguesa e de como essa arma poderia ser utilizada para o fomento da cultura e para a expansão da nossa língua na grande índia.
Em dois quadros assaz elucidativos, que peço para serem integrados no Diário das Sessões, resumi os dados que pude colher e que requisitei ao governo da índia, que solicitamente nos forneceu. É pois meu dever patentear àquele governo o meu reconhecimento por essa gentileza.

QUADRO N.º l

Demonstrando o sucessivo decréscimo da população escolar que frequenta o Liceu de Goa

[Ver Quadro na Imagem]

Resumindo:
a) A percentagem da população escolar que frequenta o Liceu de Goa é mínima se a compararmos seja com a população escolar global do país, mesmo restringindo-a às famílias educadas que ministram aos seus filhos o ensino secundário, seja com a que dentro e fora do país frequenta as escolas inglesas;
b) Estudando a frequência escolar nesse Liceu em dez anos consecutivos, e desprezando-se um ligeiro aumento notado no biénio escolar de 1938 a 1940, constata-se uma diminuição sucessiva, que atinge uma cifra do cerca de 42 por cento.

QUADRO N.º 2

Demonstrando o enorme Incremento que dentro do nosso país tem tomado o ensino secundário inglês, segundo os moldes da Universidade de Bombaim

[Ver Quadro na Imagem]