O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

396 DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 80

José Martins de Mira Galvão.
José Nunes de Figueiredo.
José Penalva Franco Frazão.
José de Sampaio e Castro Pereira da Cunha da Silveira.
José Soares da Fonseca.
José Teodoro dos Santos Formosinho Sanches.
Luís António de Carvalho Viegas.
Luís da Câmara Pinto Coelho.
Luís Cincinato Cabral da Gosta.
Luís da Cunha Gonçalves.
Luís Maria Lopes da Fonseca,
Luís Mendes de Matos.
Luís Pastor de Macedo.
Manuel de Abranches Martins.
Manuel Beja Corte-Real.
Manuel da Cunha e Costa Marques Mano.
Manuel França Vigon.
Manuel Hermenegildo Lourinho.
Manuel José Ribeiro Ferreira.
Manuel Maria Múrias Júnior.
Manuel Marques Teixeira.
D. Maria Luísa de Saldanha da Gama van Zeller.
Mário Borges.
Mário Correia Carvalho de Aguiar.
Mário de Figueiredo.
Mário Lampreia de Gusmão Madeira.
Paulo Cancela de Abreu.
Pedro de Chaves Cymbron Borges de Sousa.
Rui de Andrade.
Salvador Nunes Teixeira.
Teotónio Machado Pires.
Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 71 Srs. Deputados.
Está aberta a sessão.
Eram 15 horas e 55 minutos.

Antes da ordem do dia

O Sr. Presidente: - Está em reclamação o Diário das Sessões n.º 78.
Pausa.

O Sr. Presidente: - Como nenhum dos Srs. Deputados deseja usar da palavra sobre o Diário que se encontra em reclamação, considero-o aprovado.
Pausa.

O Sr. Presidente: - Vai ler-se o Expediente

Telegramas

De apoio à representação dos grémios da lavoura alentejana sobre o problema das lãs, subscritos por:
Grémios da Lavoura de Monforte, Mora, Alter do Chão, Idanha-a-Nova, Óbidos, Cuba e Portimão, António Pina, Francisco Marta, Higino Sousa, António Cebolas, Manuel Martins, Marques da Graciosa, Cordeiro e lavoura de Rosmaninhal, do concelho de Idanha-a-Nova.
De apoio ao aviso prévio do Sr. Deputado Figueiroa Rego sobre o problema das lãs, subscritos por: Grémios da Lavoura de Alter do Chão e Arronches, Francisco da Cruz Martins, Luís António do Rosário, José Manuel Barrocas, José Agostinho de Matos, José Francisco Lopes Palma, Luis Guedes de Vilhena Freire de Andrade, José Joaquim Fernandes, Joaquim Guedes de Vilhena, Francisco Modesto Borges, Manuel Barbosa, João Manuel Rosa Palma, António Manuel Rafato, José Almodôvar, Joaquim Manuel Conceição e Frederico Manzarrã.
De apoio à representação da Federação Nacional dos Industriais de Lanifícios, subscritos por: Sociedade Industrial do Balo, Fábrica de Malhas Lac e José Tomás Henriques.
Do Grémio da Lavoura de Melgaço, em que, interpretando as aspirações unânimes de cerca de 1:800 dos seus agremiados, reunidos em assembleia no dia 25 do corrente, apoia as considerações do Sr. Deputado Rocha Paris sobre o problema do milho, pedindo a sua movimentação e venda livre.

Exposições

Do D. Maria Atília Vasco do Almeida Duque e Chaves, em que, expondo a sua situação do proprietária de um prédio urbano em Lisboa o casas que se lho referem, pede a alteração da actual lei do inquilinato.
Do Grémio da Lavoura de Idanha-a-Nova, em que, aludindo à forma como tom sido exercido o comércio de lãs naquele concelho, revela que a maior parte dos produtores de lãs finas tem as suas colheitas em armazém e que nas freguesias do Oledo, S. Miguel de Acha, Zebreira, Segura e Rosmaninhal, onde existem grandes rebanhos, se encontram ainda em poder dos lavradores quase todas as lãs da última colheita, som possibilidades de colocação.
Do Sindicato Nacional do Pessoal da Indústria de Lanifícios da Covilhã, em que, interpretando o pensamento unânime dos seus associados, protesta contra o despacho do Sr. Subsecretário de Estado do Comércio o Indústria, de 17 de Dezembro de 1946, sobre a indústria de lanifícios.
Do proprietário Mário Teixeira Amarante, em que protesta contra a requisição de lenhas, que continua a fazer-se em prejuízo da lavoura.
De Francisco de Noronha Paulino, em que, aludindo à situação dos diplomados indo portugueses, sugere que lhes sejam dadas amplas facilidades de emprego em qualquer parte do império colonial.
Subscritas por José Coimbra Pacheco, José Lopes da Fonseca Carmo, Arnaldo Carvalho Fonseca e António Vidal, em que, na qualidade de accionistas das sociedades anónimas Companhia de Cabinda, Fábrica de Lanifícios da Chemina, Companhia da Fábrica de Fiação de Tomar e Companhia Colonial de Navegação, pedem a defesa dos interesses dos accionistas que não podem comparecer, por determinação estatutária, às reuniões para reforma dos estatutos ou eleição dos corpos gerentes daquelas sociedades.
Do Sindicato Nacional dos Engenheiros Auxiliares, Agentes Técnicos de Engenharia e Condutores, em que, a propósito da reforma do ensino técnico, discorda da representação dirigida à Assembleia Nacional pelo conselho directivo da Ordem dos Engenheiros e mantém o conteúdo da «interior exposição daquele mesmo Sindicato.

O Sr. Presidente: - Comunico à Assembleia que estão na Mesa, enviados pela Presidência do Conselho e para os fins do § 3.º do artigo 109.º da Constituição, os n.ºs 15 e 16 do Diário do Governo, de 18 e 20 do corrente, contendo os decretos-leis n.08 36:104, 36:107 e 36:108, da mesma data.
Pausa.

O Sr. Presidente; - Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Mário de Aguiar.