O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

240 DIÁRIO DAS SESSÕES - N.º 131

João Garcia Nunes Mexia.
João Luís Augusto das Neves.
João Mendes da Costa Amaral.
Joaquim Mendes do Amaral.
Joaquim de Moura Relvas.
Joaquim dos Santos Quelhas Lima.
José Dias de Araújo Correia.
José Esquivel.
José Luís da Silva Dias.
José Maria Braga da Cruz.
José Maria de Sacadura Botte.
José Martins de Mira Galvão.
José Nosolini Pinto Osório da Silva Leão.
José Nunes de Figueiredo.
José Pereira dos Santos Cabral.
José de Sampaio e Castro Pereira da Cunha da Silveira.
José Soares da Fonseca.
Luís da Câmara Pinto Coelho.
Luís Cincinato Cabral da Costa.
Luís Lopes Vieira de Castro.
Luís Mendes de Matos.
Luís Teotónio Pereira.
Manuel Colares Pereira.
Manuel da Cunha e Costa Marques Mano.
Manuel França Vigon.
Manuel Hermenegildo Lourinho.
Manuel José Ribeiro Ferreira.
Manuel Maria Múrias Júnior.
Manuel Marques Teixeira.
D. Maria Luísa de Saldanha da Gama van Zeller.
Mário de Figueiredo.
Paulo Cancela de Abreu.
Ricardo Malhou Durão.
Ricardo Spratley.
Rui de Andrade.
Salvador Nunes Teixeira.
Sebastião Garcia Ramires.
Teotónio Machado Pires.
Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.
D. Virgínia Faria Gersão.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 74 Srs. Deputados.
Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 5 minutos.

Antes da ordem do dia

O Sr. Presidente: - Estão em reclamação os n.ºs 129 e 130 do Diário das Sessões.

O Sr. Mira Galvão: - Sr. Presidente: desejo fazer a seguinte rectificação ao Diário n.º 130, de 30 de Janeiro:
A p. 233, col. 1.ª, 1. 45, onde se diz: «37», deve dizer-se: «37,80»; na 1. 46, onde se diz: «20,00», deve dizer-se: «20,20»; na 1. 56, onde se diz: «14» (refere-se a sementes), deve dizer-se: «16».

O Sr. Amorim Ferreira: - Sr. Presidente: no Diário das Sessões n.º 129, de 29 de Janeiro de 1948, a p. 206, col. 2.ª, as linhas 20.ª e 21.ª, com as palavras que proferi nessa sessão, devem dizer: «alguma coisa ficaram a dever-me da sua formação profissional e moral».

O Sr. Antunes Guimarães: - No Diário das Sessões n.º 129, p. 210, col. 2.ª, onde se lê: «concorrências por vezes desleais», deverá ler-se: «concorrências por vezes desiguais».

O Sr. André Navarro: - No Diário das Sessões n.º 129, de 29 de Janeiro passado, a p. 217, onde se lê: «Groenlândia», deve ler-se: «Holanda».

O Sr. Homem de Melo: - No Diário das Sessões n.º 129, a p. 216, col. 1.ª, 1. 4, deve ler-se: «O Orador: -», visto que o aparte que eu fiz nessa altura ao discurso do Sr. Deputado Cortês Lobão termina na linha anterior.

O Sr. Presidente: - Visto que mais nenhum Sr. Deputado deseja usar da palavra sobre os referidos números do Diário das Sessões, considero-os aprovados, com as alterações apresentadas.

Deu-se conta do seguinte

Expediente

Telegramas

De apoio ao projecto de lei do Sr. Deputado Mendes de Matos para que os dias santos sejam considerados feriados nacionais: dos alunos do Liceu de Bragança; das 250 alunas católicas do Colégio Moderno de S. José de Vila Real; da quase totalidade dos estudantes do ensino oficial e particular de Castelo Branco; do Grémio do Comércio de Braga; das 250 alunas católicas do Colégio de Nossa Senhora do Rosário do Porto; dos estudantes do Liceu de Lamego; das professoras da escola masculina n.º 1 de Bragança e da direcção da Liga Operária Católica de Caldas das Taipas.
Da Marinha Grande, de apoio ao descanso dominical e subscritos por Paulo Martins, José Vaiada, Nicolau Ferreira, Sebastião da Piedade Coelho, António Silva, Dálio Fernandes, Vítor Nobre, Francisco Veríssimo Leonel Coelho, Camilo Godinho, Manuel Francisco, Manuel Lourenço, Luís Francisco, Manuel Moiteiro Santos, Telmo Baio, Manuel Lourenço Santos, Ascenso & Ferreira, Limitada, Nicolau da Cruz Ferreira, Farmácia Central, Francisco Lopes Ferreira, António de Sousa Pêssego, António Domingues, João Morais Júnior, Atlético Marinhense, Mário Cardoso Alves, Leonel Barrosa Coelho, Emídio Ferreira André, Banco Magalhães Farinha, Carlos Ferreira Elói, Manuel Pinto Nobre, Lopes & Silva, Limitada, Papelaria Sousa, António Picotilho, José Monteiro Pereira, António Fernandes, Manuel Lopes, Júlio Baio, João Francisco, Adriano Nobre, Frutuoso Lourenço Ferreira, António Sonsa Silva, Manuel A. Leal, Sapataria Odéon, Coimbrãs, Limitada, e Henrique Beltrão.
Do Grémio da Lavoura de Beja apoiando as considerações dos Srs. Deputados Nunes Mexia, Mira Galvão e Cortês Lobão quanto à defesa do preço do trigo e ao problema do pão.
Do Grémio da Lavoura do Grato apoiando as considerações do Sr. Deputado Melo Machado quanto às dificuldades que atravessam os Grémios da Lavoura.

Oficio

Da Câmara Municipal de Estarreja remetendo e apoiando uma exposição de comerciantes daquela vila para que, sendo aprovado o projecto de lei do Sr. Deputado Mendes de Matos, se respeitem casos especiais, como o do mercado de Estarreja, nos termos do artigo 2.º e seus parágrafos do parecer da Câmara Corporativa sobre o referido projecto de lei.

O Sr. Presidente: - Estão na Mesa os elementos fornecidos pela Junta Nacional das Frutas a requerimento do Sr. Deputado Henrique de Almeida, os quais vão ser entregues a este Sr. Deputado.