O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

720-(102) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 130

Despesas

205. Ao aumento de receitas assinalado acima corresponde o constante aumento de despesa. Este fenómeno, verificado todos os anos, resulta de diversas causas e convém vigiá-lo cuidadosamente. Ainda em relação a 1903, o acréscimo foi de perto de 12 300 contos, como se indica:

(ver tabela na imagem)

O aumento maior deu-se em pessoal. Esta rubrica, em conjunção com a de material, quase perfaz o total do aumento.
Pessoal

206. O que mais couta em pessoal são os vencimentos, que atingem perto de 200 000 contos. Os abonos diversos vêm a seguir, como se nota no quadro que segue:

(ver tabela na imagem)

Material

207. Tem relevo nesta rubrica a conservação e aproveitamento do material, com 11 123 contos em 1954, contra 9998 contos em 1953.
As despesas desta natureza suo sempre grandes. Agora que se alargou o número de edifícios há-de forçosamente aumentar a despesa.
A seguir publicam-se as diversas verbas de material:

(ver tabela na imagem)

Encargos

208. No pagamento de serviços e diversos encargos inclui-se grande número de verbas, de maior ou menor importância, que ano a ano dão elementos indispensáveis ao bom exame da vida da Administração e até da sua gestão financeira.
A seguir se discriminam as principais:

(ver tabela na imagem)