O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

720-(104) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 135

213. É muito elevada a reserva de caixa, com perto de 194 000 contos. Uma parte importante foi desviada por empréstimo para o fundo de 1.º estabelecimento, isto é, destina-se a novas instalações. Outra parte, investida em títulos de crédito, totaliza mais de 105 000 contos. Talvez fosse vantajoso inverter maior somatório dos fundos disponíveis nas despesas de 1.º estabelecimento ,ainda que os 73 104 contos em material de armazém devam naturalmente incluir material para esse fim.

Administração-Geral do Porto de Lisboa

214. Tanto as receitas ordinárias como as extraordinárias do porto de Lisboa aumentaram, produzindo um total de 108 228 contos, mas o acréscimo deu-se, sobre tudo, nas extraordinárias, embora as ordinárias também influíssem no acréscimo, como se nota no quadro seguinte:

[Ver tabela na imagem]

A diferença final para mais de 4339 contos nas receitas ordinárias teve lugar essencialmente na venda de terrenos, anos económicos findos e outras. No caso das extraordinárias, ou das que neste relatório se consideram extraordinárias, por envolverem as verbas desviadas do fundo de melhoramentos e empréstimos, o acréscimo teve lugar nas receitas necessárias à liquidação das despesas do plano de melhoramentos.

215. As receitas englobadas em «Diversos» são variadas. Atingiram 7402 contos - menos do que em 1953. A quebra proveio de menores operações de salvamento e socorros marítimos.

Receitas extraordinárias

216. As receitas extraordinárias consistem em empréstimos concedidos pelo Tesouro para obras de 1.º estabelecimento e quantias desviadas do fundo de melhoramentos, que totalizaram 5000 contos em 1954.
Nos dois últimos anos foram:

Despesas ordinárias

217. Podem Esquematizar-se as despesas ordinárias do modo que segue.

[Ver imagem na tabela]

Pessoal

218. O aumento teve lugar em pessoal e pagamento de serviços e diversos encargos. No primeiro caso derivou de melhorias nos vencimentos, ao abrigo da lei.

Material

219. No quadro seguinte indica-se a distribuição da verba de material pelas diversas aplicações:

[Ver tabela na imagem]