O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE ABRIL DE 1956 720-(103)

[ver quadro na imagem]

As importâncias maiores referem-se a juros e amortização de empréstimos, a integrações no fundo de reserva, a despesas de comunicações e, finalmente, a pensões à Caixa Geral de Aposentações.

Comunicações

209. Vejamos em primeiro lugar as comunicações, que compreendem o correio aéreo, os convénios com companhias ferroviárias e de navegado o a condução de malas, além de direitos de trânsito. As variações nas despesas que constituem esta rubrica , - ao bastante grandes, e provenientes da sua própria natureza, como se explicará mais abaixo. Influem por isso, em certos anos, no total com alguns milhares de contos.
Se forem comparadas as despesas de 1954 com as de 1902, nota-se a diminuição apreciável de perto de 7000 contos.
Esquematicamente podem tomar a forma seguinte:
[ver quadro na imagem]

Como se nota, diminuíram de 51 303 contos para 42 55l contos, devido sobretudo a menores pagamentos no correio aéreo. Muitas vezes a contabilização das despesas ressente-se da data em que foram feitas, não coincidindo os anos. Apenas aumentaram perceptivelmente os direitos de trânsito.

Outros encargos

210. Dos outros encargos têm grande importância os juros e amortizações e a verba para integração no fundo de reserva. Somados totalizam 113 815 contos, ou cerca de 25 por cento das receitas totais, que foram de 471 000 contos. Porventura se poderá dizer que saldos do fecho das contas foram bem maiores dos indicados acima.

Exploração

211. Com os elementos obtidos e publicados pode estabelecer-se o saldo da exploração e a sua origem. Viu-se que a diferença entre as receitas e as despesas foi de 20 668 contos. Este saldo distribui-se do modo que segue:
[ver quadro na imagem]

Apesar do grande desenvolvimento nos telefones, conclui-se dos números que cerca de três quartos dos saldos provêm dos serviços postais.

Fundo de reserva

212. O fundo de reserva, com a integração de 1954 acima mencionada, atingiu 443 493 contos. Subiu cerca de 86 000 contos desde 1952. Este fundo acha-se realizado do modo seguinte.
[ver quadro na imagem]