O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6-(102) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 170

(ver tabela na imagem)

Finalmente, segue-se um quadro elucidativo dos principais produtos exportados pela província em cada um dos anos do quadriénio acima referido:

(ver tabela na imagem)

A exportação do açúcar acusa uma alta interessante. É lícito supor que se começam a colher benefícios do regime açucareiro instituído pelo Decreto-Lei n.º 38 701, que deve assegurar no ano corrente o regresso à auto-suficiência nacional. Ao invés do que sucedeu quanto às exportações de açúcar, as de algodão em rama sofreram uma redução de pouco mais de 15 por cento. Por virtude desta redução recebeu a província menos cerca de 100 000 contos. Também as oleaginosas acusaram em 1955 uma regressão sensível. As exportações do chá e sisal, porém, aumentaram.
Terminando, podemos acrescentar que o desnível da balança comercial, que em 1955 atingiu cerca de l milhão de contos, acrescido dos capitais que a diversos títulos saem da província, é compensado na balança de pagamentos pelas receitas da emigração e dos transportes, pelo turismo e pelos novos capitais que procuram fixar-se em Moçambique.

§ 6.º

Índia

Situação da tesouraria - Comparação com a situação em 31 de Dezembro de 1953 e de 1954

199. O quadro abaixo mostra a posição da tesouraria em 31 de Dezembro de 1953, de 1954 e de 1955:

(ver tabela na imagem)