O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 DE NOVEMBRO DE 1956 6-(97)

A exportação realizada em 1955, apesar de ter subido em quantidade (238 t) desceu em valor (152 771 contos), o que se deve atribuir, em primeiro lugar, à já mencionada baixa das cotações de alguns produtos, como o café, e, em segundo lugar, conforme informação da província, ao facto de a produção agrícola não ter aumentado como devia, em consequência do mau tempo, pois o anu foi excepcionalmente rigoroso.

Conforme se verifica no quadro atrás, todavia, o café, apesar das baixas de cotação que tem sofrido, mantém a sua posição de predomínio, representando só por si quase metade do valor global de toda a exportação da província. Notam-se aumentos apreciáveis, em relação a 1934, no sisal, crueira, madeiras e farinha de peixe.
Segue-se um quadro das mercadorias exportadas, segundo a pauta aduaneira:

(ver tabela na imagem)

Finalizando, damos um quadro que mostra a origem e destino das importações e exportações da província nos quatro últimos unos. O exame deste quadro mostra
que se mantiveram, com ligeiras alterações, as posições alcançadas em 1954 pela metrópole e pelo estrangeiro no comércio externo de Angola.

§ 3.º

Moçambique

Situação da tesouraria - Comparação com a situação em 31 de Dezembro de 1953 e 1954

194. Eis a posição da. tesouraria em 31 de Dezembro de rada um dos anos do triénio 1953-1955, posição definida pelos montantes dos dois quadros seguintes:

(ver tabela na imagem)