O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 DE MARÇO DE 1957 391

com referência aos subsídios do Estado e às contribuições e deixas dos benfeitores;
2.º Número de doentes internados e assistidos;
3.º Noticia circunstanciada de outras actividades, afora a hospitalar, exercidas cumulativamente por essas instituições, bem como a cifra despendida nessas actividades;
4.º Súmula dos relatórios apresentados e demonstrativos da eficácia da fiscalização e inspecção realizadas à vida orgânica administrativa dessas corporações, sobretudo em relação às Misericórdias que foram objecto de critica pública, como se deu ultimamente com a da Barquinha o outras.

O Sr. Carlos Borges: - Sr. Presidente: em 15 do corrente foi solenemente inaugurada, pelo Sr. Ministro da Educação Nacional, a Escola Comercial e Industrial de Santarém.
15 de Março é uma data indelevelmente gravada na nossa história pela audácia intemerata do esforçado guerreiro e político subtil que foi D. Afonso Henriques, o qual fez de Santarém o baluarte mais firme, seguro e leal da reconquista e alicerce inabalável do reino e da Nação.
A velha e orgulhosa capital do Ribatejo associou às glórias do passado as conquistas do presente e celebrou com delirante entusiasmo a criação da nova escola, dispensando àquele ilustre membro do Governo vibrantes testemunhos de reconhecimento e admiração.
As manifestações, que assumiram verdadeiros aspectos de apoteose, concorreu todo o povo de Santarém, sem distinção de pessoas nem de classes, estudantes, operários, comerciantes, pequenos e grandes lavradores, sem convocações especiais, sem prévia propaganda, espontânea e livremente.
É que, mais uma vez, o Governo satisfizera uma antiga e legítima aspiração da cidade.
Há bastantes anos que a Associação Comercial criara nas salas da sua sede uma pequena escola onde se ministrava gratuitamente o ensino de técnica comercial.
Servida por professores desinteressados, em breve a escola passou a funcionar, com o título de Ateneu Comercial, nas salas da escola primária, em cursos nocturnos de numerosa frequência.
A criação da Escola Comercial e Industrial, satisfazendo uma premente necessidade do ensino técnico, foi também a legitima consagração da modesta e feliz iniciativa da Associação Comercial, depois do Grémio do Comércio, que sempre lhe consagraram o máximo interesse.
Nas aclamações com que o receberam, nas múltiplas exteriorizações de entusiasmo, de simpatia o de reconhecimento que lho tributaram, verificou o Sr. Ministro da Educação Nacional que a sua obra de valorização intelectual e moral do povo, com todo o seu árduo trabalho, tem o aplauso e o louvor de todos os bons portugueses.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador:-S. Ex.ª teve ocasião de verificar que os homens da região ribatejana, que não negam o sen gosto pela vida ao ar livre, pela força, coragem e destreza que mostram ao abrir os braços anto a arremetida furiosa do um touro e ao dominar a resistência vigorosa de um bom cavalo, que sofrem, como quase toda a gente, da delirante psicose dos desafios da bola, também sabem interessar-se e até apaixonar-se pelos mais suaves e transcendentes prazeres do espírito.
No Círculo de Cultura Musical, que visitou, ouviu o Orfeão Scalabitano e Orquestra Típica, viu os alunos das escolas de dança clássica e folclórica, que. tanto pela elegância o aprumo da apresentação como pela perfeição das suas execuções e exibições, são desvanecido orgulho da cidade e prova insofismável do seu gosto pela arte.
Já vi uma vez. nesta Casa. todos os ilustres Deputados de um círculo usarem da palavra, um por um. para agradecer ao Governo certo plano que largamente beneficiava a região que representam.
Os Deputados pelo circulo de Santarém, porque sou o mais velho, embora o menos competente...

Vozes: - Não apoiado!

O Orador:-.. .cometeram-me a missão de agradecer ao Governo a criação da Escola Comercial e Industrial de Santarém, ao Sr. Ministro da Educação Nacional a honra de a haver inaugurado e ao Sr. Presidente do Conselho, orientador supremo da obra de renovação nacional,...

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador:-...o seu magnifico liceu, o imponente Palácio de Justiça e tantos outros melhoramentos de vulto de que Santarém e o seu distrito têm beneficiado dentro do vasto plano da boa e honrada política de progresso o engrandecimento da Nação.
Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!
O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vai passar-se à

Ordem do dia

O Sr. Presidente: - Continua em discussão o aviso prévio do Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu acerca de acidentes de viação.
Tem a palavra o Sr. Deputado Augusto Simões.

O Sr. Augusto Simões: - Sr. Presidente: depois da brilhante e clara exposição feita pelo Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu, ao efectivar o seu oportuno aviso prévio sobre os problemas conexos com os acidentes de viação, a que seguiu o apropositado depoimento do Sr. Deputado Urgel Horta, reconhece-se que ficaram examinados com notável profundidade todos os mais aspectos importantes destes temíveis flagelos da hora presente.
Assim, não seria talvez necessário avançar em mais alguns conceitos sobre este assunto, de tão certo é que fatalmente hão-de versar pontos de vista já expendidos; no entanto, porque o património global da Nação em vidas e em fazendas carece de ser convenientemente acautelado contra as depredações da viação acelerada o para. disciplinar esta, livrando-a, das tremendas consequências dos desvairamentos, paixões e exibicionismos, é vantajoso reunir o maior número possível de opiniões sobro as cansas próximas e remotas dos males que. em tão importante capítulo, uma frouxidão de ordenamentos pode trazer, proponho-me analisar ainda, dentro da conhecida modéstia dos meus recursos, não qualquer ponto obscuro das exposições até agora feitas, que o não posso encontrar, mas alguns aspectos dos assuntos vergados, iluminados pela soma de conhecimentos que a, lei da vida, principalmente, e o estudo colocaram ao meu alcance.
Desta sorte, guiado pelas directrizes magistralmente traçadas no desenvolvimento desse importante aviso