O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE NOVEMBRO DE 1959 29

[Ver tabela na imagem]

(a) Elementos fornecidos polo Instituto Nacional do Estatística
(b) Inclui «origens ignoradas», «vários» e «fornecimentos à navegação».
(c) Em 1958 os mesmos países, à excepção da Espanha, faziam parte da União Europeia de Pagamentos.
(d) A Espanha é participante do Acordo Monetário Europeu a partir do Julho do 1960

Comércio da metrópole com o ultramar

87. Já anteriormente se fez referência a que o comércio da metrópole com o ultramar nos primeiros oito meses do ano se tinha retraído em 1959 em relação as importações e havia conhecido pequeno progresso relativamente às exportações, do que resultou melhoria do saldo positivo da respectiva balança
Esta evolução pode agora ser analisada mais pormenorizadamente no quadro que a seguir se apresenta, onde se indicam, em relação aos períodos considerados de 1958 e 1959, a tonelagem e o valor das mercadorias transaccionadas entre a metrópole è o ultramar, assim como os elementos relativos às operações realizadas com as províncias de Angola, Moçambique e Guiné que, no conjunto, se revestem de maior importância.

QUADRO XL
Comércio da metrópole com o ultramar (a)
(Janeiro a Agosto)

[Ver tabela na imagem]

(a) Elementos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística.

Em relação ao período observado de 1959, as províncias atrás indicadas contribuíram para a melhoria do saldo, merecendo especial referência Moçambique, devido à contracção das importações.

Perspectivas para a economia portuguesa

88. Ao enumerar os principais factores que se prevê venham a afectar a economia portuguesa nos próximos anos terá naturalmente de colocar-se em lugar proeminente a execução do Plano de Fomento em curso. Mas para além da política de desenvolvimento consubstanciada neste programa revela-se já a existência ou o despertar de outros elementos que, pela sua inegável importância, virão certamente a exercer influência sobre o evoluir da actividade económica do País - a criação do Banco de Fomento Nacional, o ingresso no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial; a possível constituição, dentro em breve, de uma associação europeia de comércio livre.