O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 133 24

74. Em consequência da importância do crédito industrial na actividade da Caixa procede-se, no quadro seguinte, a discriminação dos valores desta rubrica incluídos no quadro XXVI.

QUADRO XXVII
Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência
Caixa Nacional de Crédito
Crédito Industrial
(Saldos devedores, em contos)

[Ver tabela na imagem]

(a) Não inclui arromatações
(b) Provisório

De entre as indústrias que mais têm beneficiado, no ano em curso, da concessão de créditos por parte da Caixa destacam-se a electricidade, com cerca de um terço do total, a indústria dos têxteis, dos metais, dos cimentos e cerâmica, químicas e hoteleira, todas com valores acima da centena de milhares de contos.

Moeda e crédito

75. Não se modificou, nos oito primeiros meses de 1959, ã tendência crescente que se vem verificando na moeda em circulação
Assim, em relação a 31 de Dezembro do ano findo, notou-se um acréscimo de l 082 000 contos, ligeiramente inferior ao registado em período idêntico de 1958, em que esse acréscimo fora de l 168 000 contos. Para a variação observada no ano em curso contribuíram, do mesmo modo que no ano anterior, não só a moeda legal, como também os depósitos à ordem. . No quadro seguinte pode observar-se a evolução da moeda em circulação nos últimos anos e a situação em 31 de Agosto do corrente ano.

QUADRO XVIII
Moeda em circulação (a)

[Ver Tabela na Imagem]

(a) Cf observação ao quadro XXI do relatório da Conta Geral do Estado de 1958, p. 48.
(b) Elementos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística

Conjugando os números deste quadro com os do que a seguir se insere verifica-se que se tem mantido durante 1959 a participação da moeda legal no total da moeda em circulação - cerca de 31 por cento.

QUADRO XXIX
Moeda legal (a)

[Ver tabela na imagem]

(a) Elementos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística

O volume da emissão fiduciária experimentou nos primeiros meses de 1959 uma contracção de 127 000 contos, superior à verificada em igual período do ano anterior, que foi de 37 000 contos.
Para esse resultado contribuíram, como factores de expansão, a redução dos depósitos de bancos e banqueiros e outros depósitos e responsabilidades e, como factores de contracção, a diminuição do ouro e disponibilidades em moeda estrangeira e da carteira comercial, empréstimos e suprimentos e o acréscimo dos depósitos do Tesouro e da Junta do Crédito Público.

QUADRO XXX
Variação da emissão fiduciária
(Milhares de contos).

[Ver tabela na imagem]

76. A evolução da situação bancária no decurso dos primeiros oito meses deste ano pode ser apreciada pelo respectivo quadro.