208 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 141
quais a inteligência e o coração eram coordenadas demonstrativas de altas qualidades e magníficas virtudes reunidas em tão eminente personalidade.
Cumpro, Sr. Presidente, um sagrado dever imposto à minha consciência, na sua mais digna e meritória expressão, rememorando essa figura de extraordinária projecção, alma ardendo em labaredas de fé e de entusiasmo, que me habituei a admirar, como mestre e como amigo, quando, em preparatórios médicos, tive a oportunidade de o ouvir preleccionar, transmitindo aos seus discípulos, que atentamente o escutavam, os conhecimentos indispensáveis à vida profissional que lhes estava reservada.
E então, como sempre, pude apreciar as extraordinárias faculdades da sua inteligência, q seu poder de observação e de síntese, os dotes de tolerância e bondade que se albergavam no íntimo daquele ser, em que o seu forte arcaboiço, de homem e de lutador, se harmonizava inteiramente com um admirável somatório de predicados que tornaram extraordinariamente notável uma actividade científica tão intensa como proveitosa e lhe abriram as portas dos institutos das grandes nações.
A sua notável obra de cientista, investigador profundo, antropológica de altos méritos, biologista, filósofo e tratadista, expositor e orador de altos recursos, é um apelo à vida e um desafio à morte, pois continuará vivo esse espírito que viveu inteiramente consagrado ao labor educativo dos estudiosos, que pelas gerações fora lhe renderão as homenagens devidas a esse portuense ilustre, amando estremecidamente a sua terra, o generoso e altivo burgo tripeiro, onde ele consumiu energias sem par, numa actividade criadora, de tão reconhecida projecção.
Sr. Presidente: não cabe nos estreitos limites de uma intervenção parlamentar a biografia de quem tanto se notabilizou numa vida de generoso e intenso labor intelectual. Mendes Correia desde muito novo fez demonstração clara e plena de uma privilegiada inteligência, quer no curso liceal, quer nos cursos superiores, no curso de Medicina, que frequentou na prestigiosa e velha Escola Médico-Cirúrgica do Porto, onde se formou, destacando-se sempre como o primeiro, com as mais altas e merecidas classificações.
Dotado de um espírito cintilante, perfeitamente ordenado e disciplinado, atingiu, mediante concurso de provas públicas, lugares de larga projecção nas Faculdades de Letras, de que foi mestre insigne, e de Ciências, da Universidade do Porto, de que foi assistente, professor catedrático e director, onde iniciou e continuou os seus aturados estudos de antropologia, nos diversos e complexos ramos. Então, como sempre, a sua actividade não tinha limitações, trabalhando afincadamente na matéria que o apaixonou, escrevendo em revistas e jornais científicos, nacionais e estrangeiros, numa afirmação da sua personalidade ávida de conhecimentos e pronta a divulgar as suas opiniões, filhas da sua experiência e do seu raciocínio, do seu estudo.
Os trabalhos publicados sobre antropologia, que atingiram número de muitas centenas, deram-lhe grande autoridade na matéria, tornando-o conhecido por toda a parte no domínio das ciências positivas e especulativas, chamando-o a justa participação em numerosíssimos congressos internacionais, onde sempre foi recebido e escutado com aquele sentimento de admiração que a obra realizada justificava.
Essa obra, toda concebida em profundidade, reveladora de uma actualização constante, verificada através da publicação de numerosos e completos trabalhos, atribuir-lhe as portas de grande número de academias e de sociedades científicas da Europa e da América, onde desfrutou de um prestígio que só podem merecer e gozar aqueles que, como Mendes Correia, sacrificam uma vida inteiramente consagrada ao culto das ciências.
Enumerar as suas publicações não cabe neste apontamento, visto ser enormíssima a bibliografia do Prof. Mendes Correia, atingindo extraordinária notabilidade a maior parte dos trabalhos, em especial os de antropologia, ramo científico a que o Prof. Mendes Correia deu um impulso de especial realce. E, ao lado dessas publicações, outras produziu, confirmando exuberantemente o seu destacado valor e o seu porfiado labor intelectual, tratando assuntos referentes à criminologia, à pré-história, à demografia, a questões pedagógicas e à investigação de problemas científicos ligados os nossas províncias ultramarinas, que lhe valeram citações honrosas em revistas, jornais e tratados escritas por cientistas da maior categoria.
No Instituto Superior de Ciências Ultramarinas, de que foi director, deixou bem vincada a sua passagem, sabendo sempre criar à sua volta colaboradores dedicados.
Há um facto no campo da biologia humana merecedor de um destaque especial, pelo que apresenta: o ter sido dos primeiros a estudar e a classificar os grupos sanguíneos, tirando desse estudo conclusões que mais farde vieram a ser confirmadas por biologistas da maior reputação científica.
Outros estudos prenderam a sua atenção, numa avidez compatível com o acréscimo da sua bagagem de erudito reconhecido em todos os meios. Pode afirmar-se, com toda a propriedade, ter sido apaixonado cultor das ciências e das letras e que a sua larga preparação filosófica lhe foi extraordinariamente útil no desenvolvimento de uma actividade que o tornou credor da melhor admiração.
Em Em Face de Deus revela e demonstra o Prof. Mendes Correia a evolução sofrida pelas suas ideias sobre filosofia e religião, renegando um passado de incompreensão e descrença e seguindo e perfilhando princípios e conceitos, em perfeito acordo com o sentido cristão da vida, subordinados aos ditames da fé.
O Prof. Mendes Correia, no cumprimento dos seus deveres cívicos, ocupou no Porto a presidência da Câmara Municipal, onde apaixonadamente se dedicou ao progresso da sua cidade.
Como homem, como cientista e como cidadão foi cultor fidelíssimo dos ditames da honra e das obrigações do dever, servindo e louvando sem reserva de espírito, não se albergando neste sentimentos que pudessem, elevando a sua personalidade, inferiorizar a dos outros, sempre tolerante, bondoso e compreensivo perante as dificuldades e amarguras em que se debate o mundo de hoje.
Serviu com nobreza e isenção a política do Estado, e nas missões da mais alta responsabilidade cumpriu integralmente, adoptando atitudes e criando situações que o elevaram no conceito geral e o tornaram amado e respeitado por todos quantos com ele conviveram.
Muitos dos que me escutam contactaram com n mestre ilustre e Deputado à Assembleia s tiveram ocasião de admirar a clareza com que do alto da tribuna parlamentar defendia os problemas que estavam dentro do seu pensamento, do seu sentir e da sua devoção pela causa pública.
Recordo neste instante, com a maior saudade, rendendo-lhe a maior e a mais sincera homenagem, o mestre sabedor e respeitado, o cientista ilustre, o investigador consciente, o jornalista e o conferencista brilhante, o antropologista notável e consumado, o biologista cintilante, o orador e expositor iluminado pelo entusiasmo dos seus ideais e, acima de tudo, o tripeiro, o portuense nato, português e patriota, que dedicadamente serviu e honrou a sua terra, que tanto idolatrava, lutando por