O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

604-(66) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 166

[Ver tabela na imagem]
(Continuação)

(a) Passou para o capítulo 7.º englobada nos serviços de economia.
(b) Nas contas do uno de 1938 o serviço meteorológico encontra-se incluído no capitulo dos serviços de marinha (actual capitulo 9.º).
Hão-de analisar-se adiante as verbas contidas no quadro acima transcrito. Por agora basta assinalar, no que toca aos dois últimos anos, aumentos sensíveis na instrução pública (mais 6584 contos), na saúde e higiene (mais 4437 contos), nos serviços de economia (mais 6274 coutos), nos serviços militares (mais 22 742 contos) e noutros.
A comparação das diversas classes de despesas orçamentais em 1958 com as de 1938 mostra extraordinárias diferenças e o sentido do desenvolvimento da província.
Já se citaram os serviços de fomento.
No caso dos caminhos de ferro e transportes a despesa em 1938 foi de 20 980 coutos e passou para 216 874 contos em 1958, cerca de dez vezes mais, o que, de passagem se pode dizer, não foi espectacular, assim como também o não foi nos correios, telégrafos e telefones, que aumentam a sua despesa de 8379 contos para 119 991 contos, embora neste caso o índice de aumento fosse maior. A análise da influência das diversas classes de despesas no conjunto dá algumas indicações úteis sobre a vida financeira da província no longo período dos últimos vinte anos.
A seguir indicam-se as percentagens que dizem respeito a cada um dos serviços e rubricas apontados.