O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1 DE FEVEREIRO DE 1961 377

mento possa depor como testemunha naquele juízo, em 4 de Fevereiro próximo. O Sr. Deputado José Sarmento não vê qualquer inconveniente para a sua actuação parlamentar em que a referida, autorização seja concedida.

Consultada a Assemblea, foi concedida autorização.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Urgel Horta.

O Sr. Urgel Horta: - Sr. Presidente: as considerações que vou fazer hoje devia, tê-las feito há quinze dias, mas não as fiz por motivo de doença. Mas nem por isso me dispenso de as fazer hoje.
Sr. Presidente: na hora de expectativa nervosa, inquietante, que o Porto vive, misto de descrença e de fé, a perturbar o espírito de quem sempre soube bater-se animosamente pelas causas onde a razão e a justiça imperam e mandam, encontramos a oportunidade quê se oferece para render preito de homenagem a um estadista que no último decénio vem prestando à capital do Norte valiosos serviços para seu desenvolvimento e para seu progresso.
O Porto pode esquecer agravos, perdoar ofensas, desculpar incompreensões, mas homenageia e recorda sempre, enternecido e sinceramente agradecido, as distinções que lhe conferiram, os serviços que lhe prestaram e todos os benefícios que merecidamente lhe concederam em troca do exercício laborioso e honrado das suas múltiplas actividades.
Sr. Presidente: o Sr. Ministro das Obras Públicas, técnico da mais alta e reconhecida capacidade, pertence àquela categoria de individualidades que, não abusando da locução verbal, pensam, estudam, resolvem e executam, com a maior propriedade e acerto e todo o desembaraço, os problemas mais difíceis, mais complexos, como são aqueles que há larguíssimos anos viveram ansiosamente na alma da Nação, à busca de novas perspectivas, gerais e locais, que agora vêm sendo solucionadas, com a firmeza, a prudência e a objectividade que as necessidades da hora presente reclamam e exigem.
A sua passagem pelo departamento ministerial que tão dignamente ocupa marca na vida da Nação um surto de admirável progresso, jamais previsto e nunca igualado, ião notável na sua grandeza é a soma, de melhoramentos de que o País vem dispondo, nos sectores de actividades inerentes ao seu intenso labor.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - O Porto, Sr. Presidente, que bem merece e bem precisa do seu concurso, num gesto de bem compreendida gratidão prestou-lhe no ano findo, no salão nobre da sua Câmara Municipal, a homenagem expressiva e brilhante que lhe era inteiramente devida, fazendo-o com toda a distinção que lhe (sabia seu cidadão honorário e conferindo-lhe ao mesmo tempo a medalha da cidade.
Já em 1954, os Deputados pelo velho burgo e seu distrito na anterior Legislatura, num gesto de espontâneo reconhecimento, homenagearam o ilustre homem público em memorável sessão da Assembleia Nacional, onde num acto de gratidão e admiração enalteceram merecidamente as virtudes do Sr: Engenheiro Arantes e Oliveira, que nessa data havia já demonstrado, por obras e por factos, o maior interesse pelo burgo tripeiro.
E a essa homenagem outra se lhe seguiu no mesmo dia, de natureza particular, promovida ainda pelos Deputados do Porto, que assim quiseram, de uma forma mais íntima, demonstrar ao insigne estadista o apreço, a consideração e a estima pessoal que lhe tributam.
Anos passados, os de ontem e os de hoje. irmanados no mesmo sentimento de alta admiração por quem tão devotadamente st; vem entregando à causa pública, cumprem um dever dirigindo-lhe merecido louvor por tão generosamente saber honrar e cumprir o seu.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Visitas de rotina se podem considerar, um justo motivo, as visitas que o Sr. Ministro das Obras Públicas vem realizando ao Porto, transformando-as em sessões de trabalho, tão proveitosamente utilizadas. Não pode nem deve esquecer-se esse facto, quer pelo seu alto significado, quer pelos motivos que o impõem, quer ainda., e muito especialmente, pelos benéficos resultados colhidos dessas deslocações, onde, in loco, junto dos seus mais íntimos e melhores colaboradores, se faz estudo completo, na observação do mais premente interesse para a vida das populações.
Obra de magníficas dimensões, a projectar-se, pela sua acção no presente, em futuro próximo e distante, o Sr. Engenheiro Arantes e Oliveira vem estruturando e orientando um vasto programa de fomento nacional, cujos resultados, bem patentes no seu desenvolvimento, proporcionarão a todo o País evidente melhoria de progresso, tornando-se assim credor da maior e mais viva admiração.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Maus uma vez veio até nós o ilustre Ministro, visitando o Porto, onde desfruta de merecido prestígio, e visitando alguns concelhos limítrofes, onde esse prestígio não é inferior. Veio, como de outras vezes, observar o estado em que presentemente se encontra a execução de programas traçados para efectivação de realizações em pleno desenvolvimento; e veio ao mesmo tempo estudar, no seu conjunto, outros empreendimentos e ouvir das autarquias locais, dominadas por dificuldades de ordem financeira, fundamentadas sugestões e reclamações, a satisfazer necessidades do mais premente interesse para os seus concelhos. Pode, com inteira verdade, afirmar-se serem as suas visitas verdadeiras sessões de estudo e trabalho, em que o tempo é rigorosamente aproveitado e gasto, num dispêndio generoso de energias, em planificação de tarefas, cuidadosamente seleccionadas nos lugares próprios, sempre assistido pelas respectivas autoridades administrativas, numa conjugação de esforços e de vontades, à cata dos melhores resultados.
Com eloquência e com verdade, tem feito plena demonstração de qualidades e de virtudes, apanágio dos espíritos «aldeados no amor à Pátria, ao trabalho fecundo e generoso, ao serviço da grei, numa sementeira de actividades tendente ao crescente aumento da riqueza pública, reflectido na melhoria de vida, a observar e a sentir, em todos os sectores participantes da Nação.
Penafiel, Gondomar e Vila Nova de Gaia, centros populacionais do distrito do Porto, no justo anseio de verem satisfeitas aspirações da população bem necessárias ao desenvolvimento e ao progresso da sua vida local, receberam o Ministro, que ali esteve a avaliar das suas necessidades, comportando empreendimentos e realizações indispensáveis à vida normal desses meios, realizações e empreendimentos que em período curto serão efectivados.
No Porto, muito se realizou já, muito se está realizando e muito há ainda a realizar sob o alta direcção do Sr. Ministro das Obras Públicas. A ponte da Arrábida e a auto-estrada que, vindo do Sul, lhe dará acesso,