4322 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 176
tava vários courts de ténis, fazia surgir nas arribas do Fico do Ferro um dos mais aprazíveis campos de golf e aguentava, estòicamente, desde então até agora, os saldos negativos de tudo isto, sempre na esperança de que, com todo este equipamento, fosse possível dar à sua ilha e à maravilhosa estância das Fumas o lugar que, por direito próprio, lhe devia competir adentro do turismo nacional.
Semelhante arranque não encontrou, infelizmente, da parte de outros sectores, nem a compreensão, nem a organização, nem o apoio material e social que merecia.
Os transportes marítimos continuaram com o mesmo horário e com os mesmos navios, durante muito tempo, tal como se lhes fosse indiferente aumentar o volume de passageiros; o campo de aviação, deixado pela guerra de 39 e conhecido pelo nome de «aeropasto de Santana», continuou a ser uma simples e curta pista relvada, incapaz de suportar o tráfego de grandes ou médios aviões; a Junta Geral do Distrito, detentora das águas, com as suas receitas muito contraídas, ficou impossibilitada!, por longos anos, de melhorar o seu balneário e os seus acessos rodoviários; a Câmara Municipal da Povoação, de quem a freguesia das Fumas depende, nunca teve meios para enfrentar a sério os problemas instantes da sua salubridade e da sua urbanização e o Governo Central, que havia prometido, de inicio, grandes e imediatos auxílios, nunca com eles chegou a tempo de lhe dar um alento razoável.
25 anos depois da constituição desta benemérita sociedade, o panorama das interdependências turísticas, que lhe eram indispensáveis, pouco se havia ainda modificado e as águas medicinais, que esperavam receber do seu impulso uma achega poderosa, continuaram a correr inútil e desalentadoramente para as ribeiras, sem quase serem solicitadas pelas tinas centenárias do balneário ...
As perspectivas sombrias deste longo período de marasmo começaram, porém, a modificar-se grandemente de há seis- anos para cá.
Assim, as estradas, graças ao vigoroso impulso do antigo Deputado e presidente da Junta Geral, Eng.º Pedro Cyrabron, e às substanciais comparticipações do Ministério das Obras Públicas, corrigiram-se e calcetaram-se ou alcatroaram-se, acabando assim, de uma vez para sempre, as curvas apertadas e as nuvens de poeira que as tornavam perigosas e insuportáveis; a Empresa Insulana de Navegação adquiriu um novo e esplêndido paquete -o Funchal-, que se quiser algum dia modificar os seus horários e a sua escassa frequência às ilhas dos Açores converter-se-á num magnífico agente de expansão comercial e turística; o próprio porto de Ponta Delgada, independentemente do novo prolongamento do seu molhe, feito pela N. A. T. O., atravessa, mercê da acção dinâmica do seu engenheiro director e dos seus administradores, uma fase de intenso reapetrechamento que o tornará, dentro em breve, um dos melhores quatro do País; finalmente, o novo aeroporto de S. Miguel, com as expropriações dos terrenos já quase terminadas e pagas pelo Estado e com a empreitada para e, sua construção já adjudicada, será também, dentro de pouco tempo, a mais ansiada e rasgada porta aberta ao Mundo e ao turismo.
Estão, assim, criadas ou em vias de concretização as grandes infra-estruturas que, juntamente com novos hotéis e novas pousadas, já projectados, darão a S. Miguel, dentro do breve triénio do Plano Intercalar, todas as possibilidades que até agora lhe faltavam para ser aquela grande estância turística com que Terra Nostra sonhou há 32 anos.
Será então a altura de juntar num único e imprescindível abraço o turismo ao termalismo?
Sem dúvida.
Para que se não dê, porém, o eternamente de andarmos eternamente desfasados, necessário, é que, reste mesmo período, alguma coisa mais se faça naquela estância.
As Fumas, que são Cambem uma freguesia populosa, não têm ainda água potável de pressão, não têm rede de esgotos, não têm qualquer serviço de recolha de lixos ou de luta contra as moscas, nem têm plano de urbanização concluído.
As suas 33 nascentes de águas mineromedicinais, que brotam, em dois grupos, dentro do próprio povoado, ao lado de enormes caldeiras (geysers) em plena actividade vulcânica, estão ainda, na sua maioria, por captar e as poucas que dão a aparência de o estar não se encontram em condições higiotécnicas de bem-servir.
Também não há ainda qualquer estudo hidrogeológico da região!
Tudo isto forma um conjunto de deficiências graves, que os Ex.mos Técnicos da Direcção-Geral de Minas e da Direcção-Geral de Saúde muito bem conhecem e que S. Ex.ª o Sr. Ministro das Obras Públicas também não ignora.
Há, pois. que eliminar, cora urgência, todos estes factores negativos, que tanto têm impedido o progresso das Fumas, eliminação esta que está, felizmente, não só no ânimo daquelas entidades, mas até em projectos e propósitos de acção imediata.
Esses projectos e propósitos necessitam, porém, de contar com uma triste realidade, que pode muito bem ser a causa involuntária de grande retardamento: a extrema debilidade financeira da Câmara da Povoação
Este Município, com o empréstimo que acaba de solicitar à Caixa Geral de Depósitos para enfrentar um só destes problemas - o da captação e rede de distribuição da água potável (já devidamente comparticipado pelo Ministério das Obras Públicas) -, ficará com as suas disponibilidades esgotadas por alguns anos.
Se se deseja, pois, resolver todos os problemas enunciados, adentro do prazo previsto, indispensável é que eles se processem, não ao nível municipal, mas ao nível distrital e nacional.
Pela parte da Junta Geral do Distrito sei que o seu atento e dedicado presidente, bem como os seus prestimosos vogais, estão na disposição de oferecer às Fumas todo o auxílio que o seu reduzido erário possa comportai adentro das rubricas do seu magnífico plano quadrienal.
Pela parte do Estado também espero que as provas de carinho já dadas à sua nova igreja e ao seu balneário sejam os elos iniciais de mais longa cadeia de benefícios
Falei até agora simplesmente das águas das Fumas e procedendo assim dei a VV Ex.ª a visão superfície de tudo quanto tem de mais valioso o subsolo açoriano
Não suo, porém, as águas mineromedicinais desse, privilegiada região as únicas que existem em S. Migue ou nos Açores.
Em S. Miguel, cada uma das três maiores crateras hoje transformadas em belas e vastíssimas lagoas, ter o seu núcleo hidrológico ou termal próprio.
Assim, além do núcleo da lagoa das Fumas, já dei [...], há o da lagoa do Fogo, em cujas encostas nascei as águas carbo-gasosas frias das Lombadas e da [...] da Velha e as águas termais sulfúreas da Caldeira Velha e das Caldeiras da Ribeira Grande. Dos contrafortes da lagoa das Sete Cidades emergem a nascente da Ferraria e as águas dos Mosteiros. Em três destas nascentes há mesmo pequenos e modestos balneário dois dos quais ainda hoje bastante frequentados.
Nas ilhas Graciosa e Faial, as termas do Carapacl e do Varadouro são também muito afamadas. Es