O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1662-(56) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 88

QUADRO XLIV

Estrutura do sistema financeiro nacional, excepto empresas seguradoras, em 31 de Dezembro de 1965

[Ver tabela de imagem]

(a) Inclui os movimentos na metrópole dos bancos emissores ultramarinos. Compreende oito casas bancárias e duas dependências de bancos estrangeiros. Exclui a Companhia Geral de Crédito Predial Português.

O quadro XLIV evidencia o papel preponderante dos bancos comerciais no sistema financeiro nacional, para o que tem concorrido, em certa medida, a realização de operações específicas do mercado de capitais. De facto, como já se referiu, a banca comercial tem vindo a contribuir para o financiamento do investimento, nomeadamente através da concessão de créditos a médio prazo e, principalmente, de créditos a curto prazo renováveis. Aliás, embora se tenha mantido o princípio da especialização bancária, foi reconhecido, ao reorganizar o sistema de crédito, o interesse da participação dos bancos comerciais no financiamento a médio e longo prazos, subordinada à observância do equilíbrio entre o vencimento dos créditos e o reembolso dos depósitos.
Considerando como valor global do crédito concedido pela banca o conjunto formado por títulos em carteira, promissórias, carteira comercial, empréstimos diversos e contas de devedores e credores em moeda nacional, no fim de 1965 cerca de 65 por cento do total correspondiam a crédito a curto prazo, enquanto a parte do crédito a médio prazo era de 10 por cento, representando o valor restante crédito não identificado quanto ao prazo.
Por sua vez, no crédito a curto prazo predomina o concedido através do desconto de letras (com vencimento até seis meses), que representava naquela data cerca de 91 por cento do total deste crédito.
Acentuou-se nos últimos anos a importância do crédito concedido pela banca comercial no financiamento do investimento. Esta evolução não deveria considerar-se inconveniente, se o sistema financeiro estivesse preparado para ocorrer de forma adequada às necessidades de financiamento da economia. Em geral, predomina, porém, a concessão de crédito a curto prazo, verificando-se insuficiências relativamente ao financiamento a médio e longo prazos.
Quanto à Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, a acentuada proporção do crédito a curto prazo no crédito total ao sector privado, observada até 1965, era determinada, em particular, pelos avultados créditos concedidos à produção agrícola e pelos créditos renováveis destinados à indústria e construção, com períodos de reembolso frequentemente superiores aos do crédito a longo prazo, dadas as condições favoráveis com que normalmente são concedidas as renovações desses créditos 1.

--------
1 As condições de concessão de crédito nesta instituição foram modificadas recentemente.

QUADRO XLV

Novas operações de empréstimo realizadas pela Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência

[Ver tabela de imagem]