O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1662-(656) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 88

[Ver Quadro na Imagem].

XI) Saúde e assistência

1. Objectivos

336. Neste sector, foram as medidas distribuídas de forma que se conseguisse melhoria e alargamento da extensão na rede sanitária.
Assim, pretende-se incentivar a acção da campanha contra as endemias (paludismo, lepra, serviços de combate às endemias, tripanossomíases, tuberculose) por se tratar de doenças com elevada prevalência e intensa agressividade social e de imediatos reflexos sobre o bem-estar das populações.
O aumento de população escolarizada leva ao alargamento da acção da saúde escolar.
Da mesma forma, a necessidade de pessoal paramédico, para a cobertura da província, conduz a que se tente aumentar o ritmo de formação deste pessoal na Escola Técnica dos Serviços de Saúde e Assistência.
No que respeita à ampliação da rede de hospitais, incide a acção na construção e alargamento dos diversos tipos de hospitais (centrais, regionais, sub-regionais e rurais), de forma a obter-se a necessária melhoria da rede geral dos Serviços de Saúde e, como reflexo, uma elevação nos indicadores da assistência sanitária da província.
Na assistência materno-infantil procurar-se-á vir a reduzir o coeficiente de mortalidade infantil e materna, bem como o de morbiletalidade da criança, e da mão;
Ainda se tornam em atenção os casos de assistência a inválidos e doentes crónicos, assim como se entendeu participar na construção de um centro de combate ao cancro, para o qual se conta já com donativos privados, e erigir em laboratório farmacológico, que se reputa de interesse para a província pelos reflexos que virá a ter na balança de pagamentos.

337. Na definição dos programas do sector foi seguida a orientação seguinte:
Manter e intensificar a acção das várias brigadas que têm por missão combater as principais endemias que atacam as populações; em particular, foi manifesto o desejo de não se reduzir de modo algum o combate ao paludismo;
Desenvolver as ramificações periféricas de assistência, por serem as que mais próximas se encontram das populações necessitadas, especialmente as rurais, e serem também aquelas que envolvem menor volume de investimentos e gastos de funcionamento unitários;