O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1662-(658) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 88

[Ver Quadro na Imagem].

VI

Estado da Índia

1. O território da província continua subtraído ao exercício efectivo e pleno da soberania nacional, pelo que se mantém o condicionamento justificativo da publicação da Lei n.º 2112, de 17 de Fevereiro de 1962.

2. Não foi, por isso, estabelecido programa provincial a integrar no presente Plano.

VII

Macau

CAPITULO I

Caracterização sumária da economia.
Evolução recente, situação actual e perspectivas

1. Caracterização da economia

1. De pequena extensão territorial e reconhecida pobreza de recursos do subsolo, a província tem na sua localização um dos factores basilares da sua economia.
Esta caracteriza-se pelo predomínio dos sectores secundário e terciário e, por outro lado, do sector privado. Com uma insignificante agricultura, dada a exiguidade territorial, sem silvicultura nem pecuária, a economia assenta numa actividade comercial intensa, nas indústrias transformadoras e da pesca e no turismo.
Comércio, indústria transformadora e turismo, em especial, são actividades que, além de emprestarem solidez à economia da província, evidenciam perspectivas de forte expansão, por beneficiarem do condicionalismo favorável proporcionado por diversos factores, avultando essa localização geográfica e a livre circulação de mercadorias no espaço português.

3. Evolução demográfica

2. A província de Macau caracteriza-se, do ponto de vista demográfico, por uma elevadíssima densidade populacional, por uma acentuada variabilidade dos efectivos populacionais, resultante de movimentos migratórios extremamente variáveis no sentido e na intensidade, e pelo predomínio do elemento chinês ria composição da sua população, a qual, segundo o censo de 1960, é a que consta do quadro seguinte:

[Ver Quadro na Imagem].

3. A análise dos resultados dos vários recenseamentos populacionais levados a efeito em Macau revela ter-se a evolução demográfica desta província caracterizado, até 1940, por um crescimento rápido e contínuo, especialmente acentuado a partir de 1920. seguido por uma fase de contracção, que leva os efectivos populacionais apurados em 1960 para um nível inferior ao apurado no fim do primeiro quartel do século.
Tais variações estão em correspondência com os fluxos migratórios.