O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3234-(27)
21 DE FEVEREIRO DE 1969
O quadro é explícito, talvez um pouco complicado para quem não goste de ler cifras. Por isso se resume num outro mais sintético:
[Ver Diário Original]
No Plano Intercalar as verbas mais expressivas são as de portos, estradas, plano agro-pecuário e melhoramentos rurais. Houve, além disso, reforço nas verbas de educação e saúde.
Não é possível neste momento fornecer mais elementos sobre o Plano Intercalar, além dos indicados nos mapas. Julga-se que o Plano Rodoviário deve estar quase concluído. A escolha das dotações deve incidir sobre despesas reprodutivas, por auxílio directo ou de outra maneira. A província necessita de produzir para consumos internos e exportação.
Quanto ao investimento de 637 534 contos nos três planos, as cifras mostram que o plano rodoviário, os portos e o plano agro-pecuário (143 690 contos) utilizaram verbas altas. Uma parte constitui infra-estruturas de reprodução lenta, outra deveria ser de reprodução mais imediata. Os planos referem-se a quinze anos. Ê tempo de mostrarem a sua influência na economia interna, traduzida em consumos e na exportação. Os elementos à vista não permitem esclarecer este ponto, a não ser pela estagnação das exportações, que não acusam melhorias de relevo.
No plano agro-pecuário, portos e estradas gastaram-se 497 502 contos.
SALDOS DE CONTAS
37. A província fechou as contas de 1967 com o saldo de 19 399 contos, obtido da forma que segue:
Contos
Receitas ordinárias........ 126 714
Despesas ordinárias....... 107 315 19 399
Receitas extraordinárias.....85 659
Despesas extraordinárias.... 85 659 -
Saldo...... 19 399
O saldo é a diferença entre receitas e despesas ordinárias, visto as extraordinárias serem iguais.
Este resultado é satisfatório no caso de estarem ao abrigo do preceito constitucional as despesas financiadas por empréstimos.
O exame das despesas extraordinárias, que se descrevem num quadro já publicado, pode dar indicações sobre este problema.
Saldos de anos económicos findos
38. O saldo de anos económicos findos disponível em fins de 1967 eleva-se a 30 233 contos, obtidos como se verifica no quadro seguinte:
[Ver Diário Original]