O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPÚBLICA PORTUGUESA

SECRETARlA-GERAL DA ASSEMBLEIA NACIONAL E DA CÂMARA CORPORATIVA

DIÁRIO DAS SESSÕES

SUPLEMENTO AO N.º 48

ANO DE 1970 26 OE NOVEMBRO

ASSEMBLEIA NACIONAL

X LEGISLATURA

Proposta de lei n.° 12/X

Autorização das receitas e despesas para 1971

Economia internacional

l-Tendências gerais

1. A conjuntura económica internacional caracteriza-se, no corrente ano, por um abrandamento da expansão produtiva, acompanhado de uma forte e generalizada subida de preços. A taxa global de expansão do produto no conjunto dos países da O. G. D. E. situou-se, no 1.° semestre de 1970, à volta de 2 por cento - contra 8,5 por cento na segunda metade de 1969. Deve, aliás, notar-se que tal abrandamento se fica a dever, em larga medida, à evolução registada nos Estados Unidos, cuja expansão do produto em termos reais foi praticamente nula nos últimos meses.

Não obstante a quebra do ritmo de crescimento da actividade produtiva, a zona da O. G. D. E. registou, de meados de 1969 a meados do corrente ano, a mais elevada subida de preços apurada desde a guerra da Coreia. A situação apresenta-se com certo caracter de gravidade, e não apenas pelas elevadas taxas de aumento de preços (na maioria dos países estes estão a aumentar a um ritmo de pelo menos 5 por cento ao ano, o que á o dobro da taxa média observada no início da década de 1960); o factor mais preocupante reside na generalização, quase sem excepções, do clima inflacionista entre os países da O. C. D. E.

Assim, e pela primeira vez em dez anos, os preços internacionais registaram desde meados de 1969 uma subida muito acentuada: mais de 5 por cento em ritmo médio anual, contra uma taxa inferior a l por cento no período 1955-1967. Os artigos manufacturados contribuíram largamente para esta evolução, o que significa não estarem os exportadores industriais em condições de, como até há pouco era habitual, conterem a alta de preços nos mercados externos e melhorarem desse modo a sua posição competitiva.

As trocas internacionais continuaram, em termos monetários, a expandir-se durante 1970 a ritmo bastante elevado: segundo as estimativas do Fundo Monetário Internacional, no 2.° trimestre deste ano as exportações mundiais cresceram IS por cento em confronto com igual período de 1969. Dada, porém, a alta generalizada dos preços de exportação, terá de admitir-se que, em termos reais, a expansão do comércio internacional sofreu um certo abrandamento.

No domínio dos pagamentos internacionais, após a desvalorização do franco francas e a revalorização do marco alemão no 2.° semestre do ano passado, a situação manteve-se apreciavelmente calma nos mercados cambiais. As contas externas da França e do Reino Unido denotavam franca melhoria e o preço do ouro no mercado livre -verdadeiro indicador do grau de confiança no sistema monetário internacional - manteve-se próximo da cotação oficial.