O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DE ABRIL DE 1971 1788-(75)

O aumento parece ser devido a melhorias nos .serviços, e no caso das extraordinárias à aquisição de navios, às forças expedicionárias e à ampliação de escolas.
A dispersão dos territórios nacionais e as necessidades actuais da presença em África explicam o aumento de despesa.

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

84. Aproxima-se dos 300 000 contos a despesa do Ministério dos Negócios Estrangeiras, que em 1960 se fixou em 147 512 contos. Deste modo, a despesa ordinária dobrou desde aquele ano. O aumento em relação a 1968 foi de 15 438 contos, num total de 295 475 contos.
Procurar-se-á adiante dar alguns elementos que permitam uma ideia da causa do desenvolvimento da despesa deste Ministério. A sua evolução desde 1938 consta do quadro seguinte:

[Ver tabela na imagem]

Neste longo espaço de tempo a orgânica do Ministério sofreu transformações que não tornam fácil o exame da evolução da despesa em cada departamento. Esta evolução, além disso, depende de muitos factores, como os relacionados com a situação política externa na parte que respeita à instalação de serviços, em edifício próprio ou alugado, à retribuição de pessoal eventual e outras.

85. No entanto procurar-se-á coligir as cifras de modo a apresentar a conta como no passado. O quadro seguinte descreve a despesa por dependências do Ministério:

[Ver tabela na imagem]

O aumento de 15 438 contos em relação a 1968 concentrou-se nos Serviços Centrais, uma nova direcção para onde foram transferidos serviços de outros departamentos.
Uma verba que pesa no total, e sujeita a grandes variações, é a de anos económicos findos, que desceu de 39 526 contos em 1968 para 16 782 contos em 1969.
Talvez seja vantajoso apresentar a despesa sob a forma que a conta apresenta, e que dá a ideia da despesa de caída dependência.

[Ver tabela na imagem]