O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4546 I SÉRIE - NÚMERO 92

O Sr. Presidente: - É regimental, pelo que suspendo a sessão até às 11 horas.
Eram 10 horas e 30 minutos.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, está reaberta a sessão.
Eram 11 horas e 5 minutos.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, ainda antes de entrarmos na interpelação n.º 10/V, vamos proceder à votação de outro voto de congratulação, que tem o n.º 62/V e que foi apresentado pelo PSD.
Vamos votar.

Submetido a votação, foi aprovado por unanimidade, registando-se a ausência dos Deputados Independentes Carlos Macedo, Helena Roseta, João Corregedor da Fonseca e Raul Castro.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado António Guterres.

O Sr. António Guterres (PS): - Sr. Presidente será possível ler o teor do voto que acabámos de aprovar?

O Sr. Presidente: - A informação que tive foi que todas as bancadas estavam de acordo com esta votação.

O Sr. António Guterres (PS): - Não tenho dúvidas sobre isso, e por isso votámos, mas admitia a hipótese de ser introduzida uma emenda e para isso precisava de ter o texto.

O Sr. Presidente: - Sr. Secretário vai lê-lo.

O Sr. Secretário (Reinaldo Gomes): - É o seguinte:
O Clube Desportivo Feirense é, em matéria desportiva, um exemplo a reter e a seguir, porquanto:
1 - A equipa de futebol sénior do Clube Desportivo Feirense acaba de subir à I Divisão Nacional de Futebol, depois de ter feito uma época invulgar, pois foi - entre todas as equipas das três zonas da II Divisão - a equipa que mais golos marcou (69), a que menos golos sofreu (18). Aquela que - juntamente com a Académica de Coimbra - menos derrotas consentiu (3) e a única que começou e acabou o campeonato à frente da respectiva classificação.
2 - A equipa de futebol sénior do Clube Desportivo Feirense é campeã da zona centro da II Divisão Nacional de Futebol com uma equipa jovem (com média de 21 anos de idade) toda ela formada por atletas portugueses, quase todos feirenses e oriundos das equipas das camadas mais jovens do clube.
3 - A equipa de futebol sénior do Clube Desportivo Feirense é orientada por um jovem treinador português (34 anos), coadjuvado por treinador adjunto também português e jovem (36 anos), ambos foram nados e criados no concelho de Santa Maria da Feira e ambos foram ex-atletas do Clube.
4 - A actual Direcção do Clube Desportivo Feirense é presidida por um ex-atleta que, na época de 1962/63, ajudou a equipa de então a subir pela 1.ª vez à I Divisão Nacional de Futebol.
5 - No mesmo dia em que a equipa de futebol sénior do Clube Desportivo Feirense se sagrou campeã da zona centro da II Divisão Nacional de Futebol, terminou em Aveiro o Grande Prémio de Ciclismo denominado «Clássica das Beiras», em que os atletas da equipa do Feirense obtiveram o 1.º, o 2.º e o 10.º lugares da classificação individual e o 1.º lugar da classificação por equipas.
Tendo em consideração que estes factos são dignos do maior apreço público e devem ser apontados como exemplos a seguir, o deputado do PSD abaixo assinado, eleito pelo distrito de Aveiro e residente no concelho de Santa Maria da Feira, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõe o seguinte voto de saudação e congratulação:
A Assembleia da República saúda efusivamente o Clube Desportivo Feirense, congratula-se pelo excelente êxito desportivo alcançado, enaltece a forma exemplar com a direcção conduz os destinos desta agremiação desportiva e aponta aos demais a sua acção como exemplo a seguir para bem do Desporto em Portugal.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado António Guterres.

O Sr. António Guterres (PS): - Sr. Presidente, cheguei a pensar em introduzir uma emenda em benefício da zona norte e da zona sul, mas é manifesto que não há emenda possível.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, vamos agora dar início ao debate da interpelação ao Governo n.º 10/V, da iniciativa do PS.
Tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Sampaio, para produzir a intervenção de abertura.

O Sr. Jorge Sampaio (PS): - Sr. Presidente, Srs. Membros do Governo, Srs. Deputados: Ao interpelar o Governo sobre a política geral neste momento e neste local, o Partido Socialista homenageia as instituições democráticas e reafirma a sua crença de que, mais tarde ou mais cedo, a esgrima de razões e argumentos com esta Assembleia deve exprimir o País plural que somos, será uma voz mais ouvida pelos portugueses do que os megafones da propaganda eleitoral.
Interpelando o Governo, aqui e agora, o Partido Socialista reitera também a sua confiança no juízo do eleitorado, que crescentemente adivinha a verdade por detrás da propaganda, nas vésperas de uma campanha eleitoral em que o PSD, ciente de ter perdido a maioria nacional, usará dos imensos recursos do partido e do Estado para tentar persuadir os portugueses de que o próximo sufrágio é um assunto europeu e estrangeiro, que não envolve qualquer juízo sobre a situação política nacional.
Interpelamos o Governo hoje e no Parlamento com estes propósitos.
Portugal é, por padrões europeus, uma Pátria antiquíssima. Mas hoje, confrontado com os desafios da