O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DE MAIO DE 1995 2437

O Orador: - Depois disso, então, poderão contar Com o nosso contributo para resolver esta situação tão completa.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (Correia Afonso): - O Sr. Deputado Rui Rio pediu a palavra para que efeito?

O Sr Rui Rio (PSD): - Para exercer o direito de defesa da consideração da minha bancada.

O Sr. Presidente (Correia Afonso): - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Rui Rio (PSD): - Sr. Presidente, o Sr. Deputado Manuel dos Santos acabou de dizer aqui duas mentiras.
A primeira contradiz o seu próprio discurso: disse que os Deputados do PSD impediram a discussão do caso Renault no seio da Comissão de Economia, Finanças e Plano, mas, depois, referiu que o Sr. Ministro esteve na Comissão a debater essa matéria.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - Quatro meses depois, Sr. Deputado!

Protestos do PS.

O Orador: - Os Deputados do PSD que fazem parte da Comissão não só permitiram que o Sr. Ministro do Comércio e Turismo viesse cá falar sobre esta matéria como também receberam a comissão de trabalhadores da Renault e convidaram o seu conselho de administração a vir à Assembleia da República. Não houve, pois, entrave nenhum.
Esta é, pois, a primeira mentira do Sr. Deputado Manuel dos Santos.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - É mentira!

O Orador: - Segunda mentira: o Sr. Deputado o Manuel dos Santos disse que o Governo não desmentiu as notícias publicadas na última sexta-feira por um jornal, que, como o próprio Sr. Deputado sabe, é, por vezes, um jornal impreciso (e ainda recentemente o ouvimos dizer isso).

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - Publicou uma fotocópia!

O Orador: - Se leu os recortes de imprensa fornecidos pela Assembleia da República sabe que isso não foi desmentido pelo Ministro do Comércio e Turismo, mis, sim, pelo próprio Primeiro-Ministro! Faça favor de os ler, Sr. Deputado!

Aplausos do PSD.

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - Quem, é que boicotou a audição parlamentar?

O Sr. Presidente (Correia Afonso): - Para dar explicações, se assim o entender, tem a palavra o Sr.: Deputado Manuel dos Santos.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr Deputado Rui Rio, V. Ex.ª está muito excitado!
Creio que é exigível ter um mínimo de inteligência e atenção em certo tipo de debates.
Não li as últimas notícias a que V. Ex.ª se referiu - aliás, fiz questão de não o fazer! Não conheço, pois, o desenvolvimento que esta questão teve neste último fim-de-semana e ontem tive uma longa conversa com o Sr. Ministro do Comércio e Turismo e ele sabe que isso é verdade. Posso até afirmar que o Sr. Ministro me disse que, efectivamente, tudo o que saiu publicado nos jornais no último fim-de-semana não corresponde à verdade.
Mas esse, Sr. Deputado, é um problema do Sr. Ministro e não meu! Não preciso do testemunho do Sr. Primeiro-Ministro e nem sei a que propósito é que V. Ex.ª introduziu essa questão, que nem sequer foi referida no meu discurso ou nas respostas que dei aos pedidos de esclarecimento formulados.

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - É má consciência.

O Orador: - Creio que isso só pode significar que o senhor quis criar um incidente, quis dar nas vistas, porque não foi escolhido pela sua bancada para falar... Tentou furar o boicote, mas creio que não valeu a pena ir por aí porque não conseguiu absolutamente nada!
Em relação à segunda questão, devolvo-lhe a acusação de mentira: quem mente é o Sr. Deputado!

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP): - É verdade'

O Orador: - Os Srs. Deputados do PSD boicotaram e continuam a boicotar a audição parlamentar na Comissão de Economia, Finanças e Plano.

Aplausos do PS e do CDS-PP.

Os Srs. Deputados do PSD não estão em condições de permitir o que quer que seja, porque apenas fazem o que o Governo os manda fazer!

Aplausos do PS e do CDS-PP.

Quer queiram quer não, o Sr Ministro é que quis vir à Comissão! Só que ele só veio cá quatro meses depois de o Sr. Deputado Narana Coissoró ter apresentado um pedido de audição parlamentar, que os senhores não aprovaram.

Aplausos do PS.

Portanto, quem mente - e é feio mentir! - é o Sr. Deputado Rui Rio!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Narana Coissoró (CDS-PP) - Foi o Rui Rio que boicotou!

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente (Correia Afonso): - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, estamos em condições de confirmar que, de facto, houve