O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1290 I SÉRIE -NÚMER0 35

Sr. Deputado Silva Marques, peço desculpa, mas não sabia que é Deputado por Leiria!
Sr. Deputado, perguntou-me por que é que foi assim. Respondo-lhe que foi porque a comissão que fez a avaliação do estudo de impacte ambiental, que é uma comissão credível, liderada, como sabe, por uma entidade independente, sugeriu-me - está escrito e argumentado - que a opção deve ser por Maceira e Souselas. E porquê? Porque não há qualquer "factura", em termos de saúde, para a população, porque, a acompanhar este processo, há um processo de requalificação.
A requalificação é necessária nos sítios onde falta, isto é, nos sítios onde o PSD deixou acumular passivos ambientais. O passivo não data do ano passado, Sr. Deputado, é de há décadas!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Manuel Alegre, pediu a palavra para que efeito?

O Sr. Manuel Alegre (PS): - Para uma interpelação à Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Manuel dos Santos, pediu a palavra para que efeito?

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, é para defesa da honra da bancada.

O Sr. Presidente: - Tem prioridade, faça favor.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Silva Marques, não podia deixar de reagir, em nome da bancada do Partido Socialista, à sua última intervenção.
Começo, aliás, por um ponto de enorme gravidade relativamente ao qual, até porque conheço V Ex.ª há muito tempo, estou convicto de que já estará arrependido de ter dito o que disse. Espero, aliás, que nas explicações que irá dar-me possa corrigir o que afirmou.
O Sr. Deputado Silva Marques afirmou que está disponível para aceitar a co-incineração se o Governo pagar indemnizações às pessoas que vão ser vítimas dessa mesma co-incineração!

O Sr. Silva Marques (PSD): - Eu não disse isso!

Vozes do PS: - Disse, disse!

O Orador: - É esse o sentido de Estado que V Ex.ª tem? É esse o sentido de defesa das populações que V Ex.ª tem?

Protestos do PSD.

Esta sua afirmação, que está gravada, a qual, ao que vejo, V Ex.ª vai corrigir, é extremamente grave e não pode deixar de merecer o nosso mais vivo repúdio!
Em circunstância alguma a bancada do Partido Socialista estaria disponível para " vender" a saúde de um só português que fosse por que indemnização fosse!

Aplausos do PS.

Mas o motivo fundamental da minha intervenção é o de dizer-lhe, com enorme indignação - e recordo o que foi a gestão do seu grupo parlamentar quando V Ex.ª era vice-presidente dessa bancada -, que V Ex.ª não tem qualquer legitimidade para dizer que esta bancada "degola" as vozes livres que aqui se manifestam!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Nesta bancada, não há papéis a circular para verificar quais são os Deputados que estão presentes a diversas horas, como V Ex.ª fez!, nesta bancada não há multas, nesta bancada não há qualquer imposição de natureza disciplinar!

Aplausos do PS.

Sr. Deputado Silva Marques, nesta bancada, existe liberdade, existe solidariedade! Nesta bancada, existe um projecto político!
Portanto, V Ex.ª só tem uma coisa afazer e, naturalmente, louvar-se-ia se tivesse coragem para fazê-la - que é pedir desculpa à bancada do Partido Socialista, não só pela sua afirmação, perfeitamente indecorosa, de que está disponível para vender a saúde de alguns portugueses em troca de uma indemnização monetária mas, sobretudo, por ter ofendido gravemente a honra da nossa bancada.

Aplausos do PS.

Protestos de alguns Deputados do PSD, batendo com as
mãos no tampo das mesas.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, lembro mais uma vez que fazer barulho com os pés ou com as mãos não é uma forma regimental de protesto.
Sr. Deputado Silva Marques, tem a palavra para dar explicações, querendo.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Manuel dos Santos, "não há machado que corte a raiz ao pensamento"!

Risos geras.

Mas, atenção: há tiranetes em todos os aparelhos partidários que, por vezes, silenciam! O meu partido também os teve; é igual ao vosso! Por isso, falo com conhecimento de causa!

Risos do PS.

Devo dizer-vos que o vosso riso é um acto de simpatia. Eu sou vosso amigo! O vosso riso é um mau disfarce da angústia que vos vai no íntimo 1 Aliás, eu próprio também já tive angústias das vossas!
Sr. Deputado Manuel dos Santos, quando se perde a razão, de facto, " dispara-se"!