O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3008 | I Série - Número 77 | 03 de Maio de 2001

 

Ficarei, ficaremos, então, descansados com pelo menos uma missão cumprida, útil para todos, que será o legado, pelo menos legível, da época em que vivemos.

Aplausos do CDS-PP, do PS, do PSD e do BE.

O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos ao Sr. Deputado Rosado Fernandes, tem a palavra a Sr.ª Deputada Maria de Belém Roseira.

A Sr.ª Maria de Belém Roseira (PS): - Sr. Presidente, queria apenas cumprimentar esta saudação que o Sr. Deputado Rosado Fernandes fez ao novo dicionário.
Permita-me, uma vez que a sua intervenção foi eivada de bastante graça e sentido de oportunidade, dizer, em primeiro lugar, que este dicionário e as novas palavras que ele contém já foram, por certo, objecto de sessão de estudo na vossa bancada, uma vez que o vosso líder, noutro dia, já usou uma dessas expressões quando se dirigiu ao Primeiro-Ministro, por ocasião do debate que ocorreu aqui, na Assembleia da República. No entanto, esse episódio causou-nos alguma perplexidade, que resulta do facto de essas expressões ainda não estarem muito introduzidas no nosso habitual conjunto de palavras. Como tal, aquilo que foi dito terá vários significados, que talvez não sejam aqueles que poderiam inferir-se de uma intervenção eventualmente crítica.
De qualquer modo, não queria deixar de fazer este reparo.
Farei um segundo reparo, dizendo que foi com muito interesse que esta bancada ouviu a intervenção do Sr. Deputado, que aprendeu com ela e que não se distraiu, como Deputados de outras bancadas. Saúdo especialmente, se me permite também, com toda a boa disposição, o facto de ter felicitado o vanguardismo de quem introduziu o ensino pré-escolar numa época em que foi apelidado de atrevido, de visionário e de louco.

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - E usando estes exemplos que a história, por vezes, nos mostra e que nos dizem que quem é apelidado de vanguardista mais não é do que alguém que reflecte, estuda e pretende o melhor para as pessoas objecto das medidas que toma, desejaria que também a bancada onde se integra o Sr. Deputado não apelidasse a nossa de visionária quando, através de medidas vanguardistas,…

O Sr. Basílio Horta (CDS-PP): - Vanguardistas?

A Oradora: - … pretende efectivamente antecipar a modernidade.

Aplausos do PS.

O Sr Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Rosado Fernandes.

O Sr. Rosado Fernandes (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Maria de Belém Roseira, é difícil responder-lhe, porque, da parte feminina (desculpe eu referir-me ao seu género, visto que agora já não há sexo)…

Risos do CDS-PP.

… dizia eu que da parte feminina vem aqui uma «seta» à minha bancada.

Risos do CDS-PP.

Mas, querida colega, a minha bancada não sou eu! Eu sou muito mais vaidoso do que a minha bancada, de maneira que tenho todos os defeitos que a minha bancada não tem e, naturalmente, não sou bué. Penso que é fundamental que, neste momento, se comece já a usar a gíria que a minha filha usa lá em casa, para que a gente se instrua e saiba compreender as crianças.
Por outro lado, é fundamental que a bancada dos jornalistas comece a aprender também algumas coisas, para escrever um português mais escorreito,…

Risos.

… porque, de facto, não têm tido até agora manuais suficientes para poderem tirar dúvidas, sei lá,… no que diz respeito a regência de verbos, a regência de adjectivos, a regência de substantivos… Temos de ir aos brasileiros, ao Francisco Fernandes que é quem tem os dois volumes que estão ali à venda (eu não recebo comissão!), na Calçada do Combro, na livraria brasileira.
A verdade é que desprezámos a nossa língua e falamo-la patrioticamente mal. Como Eça dizia que a tia dele falava patrioticamente estrangeiro, nós temos essa particularidade de falarmos particularmente mal a nossa própria língua. É estranho!… Não todos nós, graças a Deus, mas há muitos que falam e era conveniente que, de facto, tivessem uma obra a que se pudessem referir.
De qualquer maneira, gostei das suas «setas». Vêm de uma «amazona» e, naturalmente, isso não pode deixar de levar-me a pensar na velha mitologia.

Risos.

«Amazona», agradeço-lhas! Eu, que não sou um sátiro, não pretendo responder-lhe.

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para proferir a sua declaração política, tem a palavra o Sr. Deputado Lino de Carvalho.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Alqueva é um instrumento de interesse e utilidade pública estratégicos para o Alentejo e para todo o País.
Empreendimento de fins múltiplos, Alqueva deve constituir uma alavanca de desenvolvimento para uma região que corresponde a um terço do território nacional e que tem vindo a perder recursos humanos, num acelerado processo de desertificação social, à média de 10 habitantes por dia. Ao constituir-se como instrumento estratégico de desenvolvimento e de criação de emprego, Alqueva reúne todas as condições para dar corpo a uma nova coesão e a um novo reequilíbrio no ordenamento territorial do País, para fazer diminuir os processos migratórios, internos e externos, e,