O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0336 | I Série - Número 007 | 03 de Outubro de 2003

 

de privatizações: a TAP, a Portucel e também o sector das águas - aliás, uma privatização começada com o próprio Sr. Deputado José Sócrates…

Risos do CDS-PP.

Ora, Deputado, é sobre este aspecto que gostaria de colocar-lhe uma questão central que tem preocupado muitas pessoas, incluindo o próprio Presidente da República, que sobre ela várias vezes se tem pronunciado. Como é que o PS considera possível manter os centros de decisão económicos nas mãos nacionais, em Portugal, e simultaneamente dar apoio, implícito ou explícito, como este partido faz, a esta onda de privatizações que o Governo do PSD e do CDS-PP quer prosseguir?

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: - Para responder aos pedidos de esclarecimento formulados, tem a palavra o Sr. Deputado José Sócrates, dispondo para o efeito de 5 minutos.

O Sr. José Sócrates (PS): - Sr. Presidente, pedindo licença aos Srs. Deputados, gostaria de fazer uma nota prévia.
Penso que há aqui um equívoco que é preciso ser esclarecido perante a Sr.ª Ministra das Finanças: estamos num momento de debate político!

O Sr. Francisco de Assis (PS): - Muito bem!

O Orador: - Esta é uma discussão política, não uma discussão académica!!

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Para mim, a questão da economia é importante demais para ser deixada apenas aos economistas!

Aplausos do PS.

É absolutamente lamentável que tenha de recordar-se isto à Sr.ª Ministra das Finanças!
A Sr.ª Ministra das Finanças é muito citada - é verdade! -, mas eu não gostaria de ser citado pelas mesmas razões!!...

Aplausos do PS.

A Sr.ª Ministra das Finanças é citada fundamentalmente pelos maus resultados que apresenta. Já foi citada em 1993 e é citada também hoje, mas por más razões, não por boas!

O Sr. António Costa (PS): - É citada pelo défice record!

O Orador: - Sinceramente, nunca esperei vir para aqui discutir "cortinados ou floreiras"… e muito menos esperava ver a Sr.ª Ministra, em vez de concentrar-se nos problemas do País e na defesa da sua política, apenas dirigir insultos aos Deputados da oposição, que não fazem outra coisa que não seja cumprir o seu dever!!

Aplausos do PS.

Mas isso é politiquice!… Vamos ao que interessa!
O Sr. Deputado Telmo Correia referiu-se à questão da imigração. O Sr. Deputado desculpe-me, mas a referência que o líder do CDS-PP fez, num comício, à questão da imigração foi muito infeliz e perigosa.

O Sr. António Costa (PS): - Muito bem!

O Orador: - Aliás, fez-me lembrar aquele slogan da prevenção rodoviária: "Comigo, os imigrantes vão sempre atrás"!…

O Sr. António Costa (PS): - Muito bem!

O Orador: - É preciso dizer ao líder ao CDS-PP e à sua bancada que temos uma Constituição e uma democracia, as quais não permitem a discriminação entre nacionais e estrangeiros no acesso ao trabalho.