O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0337 | I Série - Número 007 | 03 de Outubro de 2003

 

Aplausos do PS.

O Sr. Deputado tem uma grande fé na capacidade do Governo. Isso até não lhe fica mal - a fé fica sempre bem num democrata-cristão… -, mas deixe-me lembrar-lhe uma frase de S. Paulo que vem muito a propósito: "A fé sem obras é vã"! Num ponto o Sr. Deputado dar-me-á razão: este Governo não apresenta obra que se veja! Em matéria de obra nada há para mostrar, nada!!

Aplausos do PS.

O Sr. António Costa (PS): - Há zero!

O Orador: - Sr. Deputado Tavares Moreira, eu falei de factos, V. Ex.ª fala de sinais. Há uma diferença assinalável entre factos e sinais. É claro que sinais não são sinais de fumo, os sinais são importantes, mas acontece que os factos são muito mais importantes, e são o que são. Portugal é o único país da Europa em recessão técnica!

O Sr. Tavares Moreira (PSD): - Não!

O Orador: - O Sr. Deputado atreve-se a contestar isto?! O Sr. Deputado está a dizer que não? Bem, tenho de mostrar-lhe o recorte do Eurostat!

O Sr. António Costa (PS): - Exactamente!

O Orador: - Sr. Deputado, como sabe, a recessão técnica classifica-se para os países que têm mais de dois trimestres consecutivos homólogos de crescimento negativo…

O Sr. António Costa (PS): - E foram quatro trimestres!

O Orador: - Não sou economista, mas fui estudar para poder dizer isto! Porventura, isto é um segredo que os senhores gostariam que continuasse bem guardado!

Protestos do PSD.

Mas não, não fica bem guardado!
Somos o único País que tem dois semestres consecutivos de crescimento negativo!! Não só não temos dois trimestres de crescimento negativo como temos quatro! Nenhum outro país os tem!
Somos o País europeu onde o crescimento do desemprego é maior. Fomos o único País em que o desemprego subiu em Agosto. Extraordinário! O desemprego subiu em Agosto!…

O Sr. António Costa (PS): - Até em Agosto!!

O Orador: - Somos o País onde o investimento mais caiu, aliás, já vai no quinto trimestre. Desde que a Sr.ª Ministra está nessas funções ainda não houve um único trimestre em que o investimento tivesse subido, sempre declinou.

O Sr. António Costa (PS): - Sempre a cair!

O Orador: - O Sr. Deputado considera que eu devia estar com boa cara, optimista, olhando para os problemas do País?! Com 7% de taxa de desemprego, o que poderia eu dizer?! Dizia "sim, senhor, estamos no bom caminho. Continuem que estamos aqui para aplaudir"?!
O nosso dever é alertar-vos para os problemas que causaram. O nosso dever é julgar e avaliar o Governo em função do resultado das políticas, não é interpretar sinais nenhuns! É dizer: "isto não era inevitável"; "isto foi um erro" e o erro foi cometido por vocês em matéria de investimento público!!
Sr. Deputado Tavares Moreira, vou ler-lhe, bem como à Câmara e à Sr.ª Ministra, uma declaração a propósito do investimento público e dos projectos adiados.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, peço-lhe que conclua, pois já esgotou o tempo de que dispunha.

O Orador: - Termino já, Sr. Presidente.
A declaração diz o seguinte: "Se quando um país é atingido por uma crise económica cortasse a despesa pública a crise ainda se agravava mais. É por isso que não se deve fazê-lo. Como é possível que os assessores do Primeiro-Ministro não lhe tenham explicado que este é um caso em que não há similitude entre o comportamento correcto para as famílias e para o Estado?".
O Sr. Deputado e a Sr.ª Ministra sabem quem escreveu esta declaração? Chama-se Professor Aníbal Cavaco Silva. Era