O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0920 | I Série - Número 018 | 31 de Outubro de 2003

 

Partido Socialista.

Vozes do PS: - Muito bem lembrado!

O Orador: - Recordo-lhe - e a senhora não falou nesse aspecto - que a decisão de o gás natural chegar ao interior pertenceu aos governos do Partido Socialista.
Não sei como é que a Sr.ª Deputada pode estar contente com o PIDDAC de 2004 para o distrito da Guarda.
O PIDDAC para o distrito da Guarda representa 1% do total do PIDDAC a nível nacional. A descida, em relação ao ano passado, é de 17%; a média nacional é uma descida de 6%, portanto o distrito da Guarda é descriminado negativamente em 11% em relação à média nacional.
Quero também dizer-lhe que, em relação à média per capita, o distrito da Guarda desce 26% per capita em relação à média nacional.
É com estes números que a Sr.ª Deputada está contente? Estará contente, também, com o acabar da discriminação positiva que existia em relação ao IRC (as empresas localizadas no interior do País pagavam menos 5% de IRC), que é o que o Governo faz na proposta de Orçamento do Estado, colocando essas empresas em situação de igualdade com todas as empresas do País?
Se é isto que a deixa contente, Sr.ª Deputada, de facto não sei onde pode chegar tanta demagogia!

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Ana Manso.

A Sr.ª Ana Manso (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Fernando Cabral, de facto, hoje não está tão zangado. Eu posso estar mais "magrinha", mas é da elegância normal que caracteriza as pessoas da minha terra!

Aplausos do PSD.

Também não lhe disse que estava contente - não foi isso que eu disse! Estou triste porque andámos a perder oportunidades durante seis anos e meio, oportunidades que nos passaram ao lado.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

E estou igualmente triste porque V. Ex.ª acabou por, na mais pura das demagogias, com alguma doçura e algum encanto também, fazer o que os senhores sempre fizeram: anunciar, anunciar e anunciar, permanentemente, no papel!

Vozes do PSD: - Exactamente!

A Oradora: - Diga-me, Sr. Deputado, onde é que V. Ex.ª estava - andava distraído, por certo - quando, há muito pouco tempo, estava o PS no governo, a Guarda foi desclassificada para penúltimo lugar do PIDDAC? Nessa altura, não o ouvi! O senhor esteve permanentemente ou ausente ou em silêncio, não disse nada.
Onde é que V. Ex.ª estava quando o seu governo não atribuiu à Guarda a Escola Superior de Tecnologias da Saúde e a deslocalizou para outra cidade bem próxima da Guarda? Estava ausente ou andava distraído, porque também nada disse!

Vozes do PSD: - O que é normal!

A Oradora: - Portanto, o Sr. Deputado continua a criar fait divers, a divertir-se, sem dúvida alguma, para compensar a sua zanga permanente pelos colóquios que realizamos e moderamos, pelas iniciativas que tomamos, pelas visitas que fazemos.
O Sr. Deputado também estava distraído quando prometeu ou iludiu os guardenses com a ideia do museu do Côa? O que é que fez? Com 12 milhões de contos para uma obra, fez zero, não a concretizou!

Vozes do PSD: - Zero!

A Oradora: - Sei que vos dói.