O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5506 | I Série - Número 102 | 01 de Julho de 2004

 

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Sr. Deputado, nunca reneguei as posições públicas que assumo. Fiz essa declaração numa entrevista publicada na Sábado, que tinha sido dada na terça-feira anterior. E a questão que me era colocada era no sentido de o Dr. Durão Barroso, ele próprio, tomar a iniciativa de se candidatar a Presidente da Comissão Europeia.

Risos do PS, do PCP, do BE e de Os Verdes.

Obviamente que era um quadro completamente distinto de uma unanimidade de 25 Estados num apelo que lhe garantia o efectivo exercício desse cargo.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. José Magalhães (PS): - Não negue o óbvio!

O Orador: - Eu já disse, e repito: nenhum português tinha o direito, por egoísmo próprio, por razões meramente pessoais, de renunciar a uma oportunidade de exercer, em nome de Portugal, um cargo daqueles. Nenhum português tinha esse direito!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Risos do PS.

Quando se coloca uma oportunidade destas…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o seu tempo esgotou-se. Peço-lhe que conclua.

O Orador: - Quando se coloca uma oportunidade destas, as questões transcendem o âmbito pessoal para se colocarem no âmbito do interesse nacional; e, no âmbito do interesse nacional, nenhum primeiro-ministro poderia voltar costas à oportunidade que o Dr. Durão Barroso teve de honrar Portugal e o país - e vai honrá-los - neste desempenho nos próximos cinco anos.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o seu tempo esgotou-se. Tem de concluir.

O Orador: - O que nos custa, Srs. Deputados, é que VV. Ex.as não reconheciam qualidades ao Dr. Durão Barroso para ser Primeiro-Ministro de Portugal, mas a Europa reconheceu-lhe qualidades para ser ele a governar a Europa. Esta é a diferença.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

E é extremamente…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Guilherme Silva, peço-lhe o favor de concluir.

O Orador: - Vou já concluir, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Infelizmente, o "botão mágico" está desligado, senão já lhe teria retirado a palavra.

O Orador: - Vou terminar já, Sr. Presidente.
É extremamente elucidativo que os senhores tenham dito que era preciso que o Dr. Durão Barroso se fosse embora, que não bastava mudar o Governo; agora que ele se foi embora, é indispensável que ele esteja cá.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.