O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5501 | I Série - Número 102 | 01 de Julho de 2004

 

precisamente, na sexta-feira, quando o País descobriu (não que lhe tivesse sido explicado) qual seria o destino do Primeiro-Ministro e líder da vossa coligação.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

É que à pergunta "Será impensável a saída de Durão Barroso para presidir à Comissão Europeia?", colocada por um jornalista da revista Sábado, o vosso líder parlamentar Dr. Guilherme Silva respondeu: "Obviamente que sim!"

Risos do PS.

E acrescentou: "Essa hipótese é extremamente gratificante. Mas a verdade é que Durão Barroso tem um compromisso para com os portugueses e está fora de questão não o cumprir até ao fim".

Aplausos do PS.

Esta é a razão do vosso incómodo! Esta é a razão do vosso silêncio! Os senhores não estavam à espera de ser abandonados assim, de um momento para o outro!

Risos do PS.

Vozes do PSD: - Abandonados?!…

O Orador: - Os senhores estavam à espera de uma remodelação,…

Protestos do PSD e do CDS-PP.

… mas era de uma remodelação parcelar. Não estavam à espera que o Primeiro-Ministro se remodelasse a si próprio,…

Risos do PS.

Protestos do PSD.

… remodelasse o Governo e vos obrigasse a ingerir as vossas próprias palavras.

Protestos do PSD e do CDS-PP.

Muito obrigado, Sr. Deputado Francisco Louçã, pela pergunta que me colocou.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para uma declaração política, tem a palavra o Sr. Deputado Guilherme Silva.

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Era bom que o Partido Socialista fixasse, de uma vez por todas, que somos muito mais dados à acção do que à reacção…

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

… e que quem define os nossos timings somos nós!

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Depois de se haver empenhado, insistentemente e até ao último minuto, de forma exemplar e preocupado com a afirmação externa de Portugal, na candidatura do Comissário António Vitorino a Presidente da Comissão Europeia, o Primeiro-Ministro Durão Barroso deparou-se com o apelo unânime dos seus colegas, representantes de todos os Estados da União Europeia, para que assumisse aquele tão importante cargo.
Importa, antes de mais, realçar o seu profundo sentido democrático e patriótico por, ao longo do