O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0053 | I Série - Número 005 | 28 de Setembro de 2006

 

diz isto, mas penso que é uma irresponsabilidade V. Ex.ª considerar que estes anúncios, feitos pelos presidentes destas empresas, são apenas destinados a fazer brilhar o Governo. Por amor de Deus, Sr. Deputado!… O Sr. Deputado não conhece a economia e a responsabilidade que estas empresas têm?!
Desculpe, Sr. Deputado, mas V. Ex.ª tem a obrigação de sublinhar a importância que Espanha tem para o crescimento da economia portuguesa.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - E então?

O Orador: - O que o Sr. Deputado disse foi absolutamente lamentável desse ponto de vista.

Aplausos do PS.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): - Sr. Presidente, peço a palavra para defesa da honra da bancada.

Vozes do PS: - Ohhh…!

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): - Sr. Presidente, julgo que não é admissível que um Primeiro-Ministro de Portugal se dirija a qualquer bancada da oposição e a qualquer Deputado desta Câmara sistematicamente irritado e dizendo que os Deputados de nada percebem.

Protestos do PS.

Sr. Primeiro-Ministro, há uma postura que não é aceitável num Parlamento como este! O Sr. Primeiro-Ministro pode ficar muito irritado com as questões levantadas pelo Sr. Deputado Diogo Feio, assiste-lhe esse direito, mas não tem o direito de insultar quem quer que seja nesta Câmara.
Sr. Primeiro-Ministro, gostava de reafirmar-lhe um conjunto de questões referidas pelo Sr. Deputado Diogo Feio, nomeadamente a seguinte: na semana passada, o seu Ministro da Economia esteve a visitar a Blaupunkt, com a qual assinou contratos de investimento; esta semana somos confrontados com novos dados. Sr. Primeiro-Ministro, se quer que eu tenha a certeza das coisas de que falo, fale como deve ser.
Segunda questão relativa a dados: Sr. Primeiro-Ministro, reafirmamos aquilo que o Sr. Deputado Diogo Feio aqui disse, ou seja, caímos três posições no ranking com a entrada de novos países na União Europeia, perdemos competitividade. Isto não o preocupa? Pois preocupa a bancada do CDS-PP, e temos muita pena que o Governo seja insensível a esta matéria!

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, se assim o entender, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro, dispondo de 3 minutos.

O Sr. Primeiro-Ministro: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Pedro Mota Soares, ignorância não é insulto. Reconhecermos a ignorância é, aliás, o primeiro passo para aprendermos. O que o Sr. Deputado demonstrou é que não sabe do que está a falar!

Aplausos do PS.

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): - Engana-se!

O Orador: - Repito: não sabe do que está a falar! Além disso, podem ser ditas muitas coisas, mas também o ar com que se diz, o ar enfatuado e até desprezível por quem está a fazer uma política que coloca a prioridade em Espanha…

Protestos do CDS-PP.

Por amor de Deus!… Sr. Deputado, digo e repito: este relatório da Comissão Europeia diz respeito a 2004, é anterior ao Plano Tecnológico! O Sr. Deputado não sabia do que estava a falar!

Aplausos do PS.

Portanto, mais uma vez, Sr. Deputado, não baseie intervenções em notícias de jornal, que são enganadoras. Por outro lado, não baseie as intervenções que faz no Plenário em coisas que ouviu, na vinda para o