23 | I Série - Número: 051 | 22 de Fevereiro de 2007
Temos em curso obras, investimentos e estudos que nos levarão, seguramente, com serenidade, discutindo com o Governo, envolvendo os autarcas e os agentes locais, a encontrar as melhores soluções para os nossos problemas! Temos em curso as obras da Ponte de Lanheses;…
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Ficou fechada!
O Orador: — … está decidida a construção dos acessos ao Porto de Viana do Castelo; está definida também a fixação de um grande investimento, de um grande empreendimento, que criará emprego e riqueza na região; está definido o estudo do prolongamento da A28 para Norte; está assumida a ligação da A3 a Paredes de Coura, que está em estudo; também está garantida a alta velocidade, servindo de alguma maneira, ao nível ferroviário, o distrito de Viana do Castelo…
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — E a urgência de Valença?
O Orador: — Acho interessante que eu esteja a provocar tão grande agitação em VV. Ex.as
, Deputados do PSD, uma vez que a intervenção é do Sr. Deputado Abel Baptista! Mas seguramente que VV. Ex.as excitados estão porque têm responsabilidades acrescidas nesta situação.
Aplausos do PS.
Protestos do PSD.
Estou a dirigir-me ao Sr. Deputado Abel Baptista.
Sinceramente, o que queria aqui deixar era um apelo ao Sr. Deputado Abel Baptista para que de Viana do Castelo e do Alto Minho dê uma visão diferente, para que, naturalmente, traga não só os seus problemas mas também uma visão positiva, um espírito empreendedor e uma disponibilidade, para em conjunto com o Governo, nas dificuldades que o País tem, encontrarmos as melhores soluções para o desenvolvimento da nossa região. Esse, sim, é que é o papel que os alto minhotos exigem aos Deputados eleitos, aos do Partido Socialista, aos do PSD, que não sei onde andam, e, efectivamente, aos do CDS-PP!
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Abel Baptista.
O Sr. Abel Baptista (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Jorge Fão, obrigado pelas questões que me colocou.
De início, vou dizer-lhe uma coisa: não tenho jeito para pintar, muito menos para «pintar a manta». Isso não tenho de todo!!
O Sr. Jorge Fão (PS): — Olhe que não parece!
O Orador: — E lamento que o senhor, querendo defender a honra daquilo que o PS não tem feito no distrito de Viana do Castelo, nada tenha dito, absolutamente nada, para contrariar aquilo que eu disse.
Vozes do CDS-PP: — Exactamente!
O Orador: — Tem muitos estudos para o prolongamento da A28, tem muitos estudos para a ligação da A3 a Paredes de Coura,…
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — São muito bons a estudar…!
O Orador: — … mas nada disse, nada, por exemplo, sobre quando terminam as obras da Ponte Eiffel, quando lançam as variantes dos concelhos de Arcos de Valdevez e de Ponte de Lima, quando lançam a ponte entre Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. Sobre isso nada!!
O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Zero!
O Orador: — Quanto àquilo de que se fala, espero, sinceramente, que sejam más notícias, porque não quero que o meu distrito, o distrito de Viana do Castelo, que é, efectivamente, um distrito verde, um distrito cheio de cor e de alegria, seja uma pintura de natureza morta. Isto é que não quero, Sr. Deputado Jorge Fão!
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!