9 | I Série - Número: 076 | 27 de Abril de 2007
O lema era produzir uma cultura de inovação, voltada para o futuro e ao mesmo tempo coesa e competitiva, na criação de oportunidades. A ADLEI, o IPL, a sociedade civil, as autarquias cumpriram a sua missão. Assim o Governo esteja à altura de cumprir a missão que lhe cabe no distrito de Leiria.
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente: — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra a Sr.ª Deputada Odete João.
A Sr.ª Odete João (PS): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Maria Ofélia Moleiro, é evidente que não partilho a linha condutora da sua intervenção. Não entendo como pode dizer que está tudo mal no distrito de Leiria.
O Sr. Agostinho Branquinho (PSD): — Quase tudo, 99%!
A Oradora: — Desde logo, ao nível das PME, o distrito de Leiria tem uma acção pujante em termos nacionais, tem garantido mais de 90% dos empregos da região, tem uma mais-valia ao nível das tecnologias, que é conhecida por todos — cito apenas o exemplo dos moldes da Marinha Grande, entre outros que podia enunciar —, e, melhor do que isso, ao nível da sua produtividade, representa uma mais-valia para todo o País.
Em matéria de acessibilidades, não posso deixar de não estar de acordo. Sabemos que há obras que estão mais atrasadas (situação que não decorre apenas do actual Governo), mas temos em marcha muitas outras: o IC36 está a ponto de ser lançado para o estudo de impacte ambiental, no IC8 estão previstas obras de beneficiação até ao pontão e, recentemente, foi inaugurado o troço do IC8, de Pombal ao Louriçal.
Portanto, Sr.ª Deputada, não partilhamos da ideia de que tudo está mal no distrito de Leiria.
Ao nível da saúde, as políticas vão no sentido de conjugar esforços para que os utentes possam ser melhor servidos através da concentração de serviços de atendimento permanente e da possibilidade de as consultas agudas poderem ser atendidas rapidamente, generalizando-se um melhor atendimento.
Também a nível nacional, Leiria tem uma palavra a dizer: o aeroporto da Ota será uma mais-valia para todos, em particular para Leiria. E sabemos que os Deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria estão de acordo neste ponto.
Sr.ª Deputada, a pergunta que gostaria de lhe formular é a seguinte: não acredita no futuro? Não considera que o aeroporto da Ota vai ser uma mais-valia para todos nós, contrariamente ao que a direcção da bancada do PSD entende sobre esta matéria?
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Maria Ofélia Moleiro.
A Sr.ª Maria Ofélia Moleiro (PSD): — Sr. Presidente, agradeço o pedido de esclarecimento da Sr.ª Deputada Odete João, com quem tive oportunidade de trabalhar várias vezes enquanto autarca no distrito de Leiria — ela na qualidade de coordenadora da área educativa —, por isso sei bem qual é o seu feitio e como este seu discurso entra em contradição com a sua prática. Estou a falar de uma pessoa pragmática, que nos cargos em que se empenhou executou as tarefas de que foi incumbida, característica que não se aplica ao Governo que apoia.
O Sr. António Montalvão Machado (PSD): — Exactamente!
Protestos do PS.
A Oradora: — Sr.ª Deputada, em relação às questões que me colocou, lamento imenso que não tenha estado presente enquanto proferi a minha declaração política e, por conseguinte, não a tenha ouvido.
A Sr.ª Odete João (PS): — Ouvi, ouvi!
A Oradora: — Tenho, portanto, o maior gosto em enviar-lha por e-mail.
Aplausos do PSD.
Nessa intervenção, Sr.ª Deputada, não disse que tudo está mal em Leiria, porque no distrito há muita coisa boa.
Há coisas boas, como os autarcas, o poder local e o trabalho autárquico; como os empresários e o