75 | I Série - Número: 105 | 11 de Julho de 2008
Protestos do PSD.
Mas, porventura, a contradição maior no maior partido da oposição tem que ver com o financiamento da saúde.
A proposta do PSD – caso raro! – é nova e clara: a classe média deve passar a pagar os cuidados de saúde.
O problema aqui não está tanto em o PSD mudar de posição sobre o Serviço Nacional de Saúde, o problema é fazê-lo ao mesmo tempo que faz juras pela social-democracia e pela classe média. A primeira medida do PSD na área social, para a classe média, está aí: é mais uma factura para pagar!
O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Isso não é verdade!
O Sr. Ministro da Presidência: — Mas o mais relevante é que o PSD trouxe a este debate um discurso totalmente vazio: vazio de propostas, vazio de esperança, vazio de futuro.
Já percebemos que o PSD imagina certamente que pode fazer uma oposição credível dizendo mal de tudo durante quatro anos e aparecendo com algumas propostas na campanha eleitoral.
Mas é, então, altura de lembrar ao PSD, na sua própria linguagem, que o principal objectivo do maior partido da oposição é a «procriação» de uma alternativa política. E isso, bem pode o PSD mudar de líder, nunca, até hoje, foi capaz de fazer.
Aplausos do PS.
O Sr. José Eduardo Martins (PSD): — Nos escuteiros isso era um sucesso!
O Sr. Ministro da Presidência: — Termino, Sr. Presidente.
A conclusão é clara: nos momentos decisivos desta Legislatura, a oposição esteve sempre contra tudo.
Esteve contra quando foi preciso vencer a crise orçamental, esteve contra quando foi preciso fazer reformas, e agora, perante um novo quadro de dificuldades, a oposição – cada uma a seu modo, é certo – opta de novo por se excluir das soluções responsáveis.
Os portugueses sabem com que podem realmente contar…
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Com o Governo é que não é!
O Sr. Ministro da Presidência: — … para vencer as dificuldades. Sabem que o Governo não se resigna nem desiste, está aqui, como sempre, para enfrentar os desafios,…
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Há imensa esperança!…
O Sr. Ministro da Presidência: — … para não deixar que o País ande para trás e para construir um futuro melhor: um futuro melhor para Portugal, um futuro melhor para os portugueses.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Sr.as e Srs. Deputados, Sr. Primeiro-Ministro, Srs. Ministros, está concluído o debate de 2008 sobre o estado da Nação.
A próxima sessão plenária realiza-se amanhã, pelas 10 horas, com a seguinte ordem de trabalhos: a apreciação conjunta, na generalidade, do projecto de lei n.º 541/X – Consagra permissões legais de acesso à identificação criminal em processos de menores, bem como o registo permanente das decisões dos crimes contra menores (CDS-PP) e dos projectos de resolução n.os 346/X – Recomenda ao Governo que elabore uma Campanha Nacional de Sensibilização e Prevenção dos riscos da Internet para as crianças, no âmbito do Sistema Nacional de Alerta e Protecção de Crianças Desaparecidas (CDS-PP), e 347/X — Recomenda ao Governo que proceda à criação de um Sistema Nacional de Alerta e Protecção de Crianças Desaparecidas (CDS-PP); a apreciação do projecto de resolução nº 355/X — Recomenda a Ratificação da Convenção Internacional da ONU sobre a protecção dos Direitos de todos os Trabalhadores Migrantes e membros das