109 | I Série - Número: 017 | 7 de Novembro de 2008
O Sr. Adão Silva (PSD): — Muito obrigado, Sr. Presidente, e peço desculpa ao Sr. Deputado Bernardino Soares.
Quero responder ao Sr. Deputado Afonso Candal por este fazer alguma brincadeira. V. Ex.ª, de vez em quando, tem alguns comportamentos de brincalhão! Em relação à questão das obras públicas e do esclarecimento que os senhores, reiteradamente, reclamam do PSD, tenho que lhe dizer o seguinte: veja lá, Sr. Deputado, se V. Ex.ª ou o Governo nos fornecem as informações detalhadas sobre os investimentos.
Protestos do PS.
Os senhores vão ter aqui o PSD a reclamar o envio dessas informações. Os senhores reiteram uma questão e nós reiteramos a outra. A verdade, porém, é que para sermos absolutamente sérios, a precedência está na nossa pergunta.
Vozes do PSD: — Claro! Muito bem!
O Sr. Adão Silva (PSD): — Diz o Sr. Deputado que não há propostas do PSD. Mas o senhor tem de se entender com o seu discurso. É certo que falou durante muito tempo — 6 minuto é muito tempo e dá para muita contradição»
O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Falou muito e não disse nada!
O Sr. Adão Silva (PSD): — O senhor não pode dizer que não há propostas e depois, na sua intervenção, criticar uma proposta do PSD!»
O Sr. Afonso Candal (PS): — Diga qual!
O Sr. Adão Silva (PSD): — Vou explicar-lhe.
Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social: o que nós dizemos é que este Fundo deve ser um espaço onde deve ser carreado o máximo de meios possíveis e legais da segurança social. Por isso nos batemos sempre — e o Sr. Ministro sabe que é verdade! —»
O Sr. Afonso Candal (PS): — Para?!
O Sr. Adão Silva (PSD): — » para que houvesse esta aposta no Fundo de Estabilização Financeira. Além de mais, porque o bom «pai» não enjeita um «filho», e este Fundo foi criado em 1989 por um governo do PSD! Mas, porque entendemos — e se o Sr. Deputado não está a ouvir-me, eu dirijo-me ao Sr. Ministro — que o ano de 2009 é absolutamente excepcional e porque informações dos últimos meses sobre a gestão do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social leva-nos a concluir do seu malbaratamento em certos investimentos demasiado desadequados e absolutamente erráticos,»
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Sr. Adão Silva (PSD): — » como seja Bolsa de Nova Iorque, fundos imobiliários americanos, somos obrigados a fazer a seguinte pergunta: onde devemos pôr para o ano de 2009 o dinheiro do Fundo de Estabilização Financeira? Devemos mandá-lo para esta ganância, para esta gente que gananciosamente se alimenta e depois retira o dinheiro de todos os contribuintes?
Protestos do PS.
Ou podemos deixá-lo nas nossas empresas para que tenham sustentabilidade financeira, para que mantenham emprego, para que criem emprego e para que criem riqueza?