O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 | I Série - Número: 039 | 29 de Janeiro de 2009

O Sr. Paulo Rangel (PSD): — E, depois, está assinado por uma senhora que se chama Deborah Roseveare, Chefe de Divisão das Políticas de Educação e Formação, Direcção para a Educação, OCDE.
O que sempre foi dito é que este relatório é um relatório de peritos independentes, com a metodologia da OCDE.

Aplausos do PS.

Vozes do PSD: — Não, não!

O Sr. Ricardo Martins (PSD): — Foi apanhado a mentir!

O Sr. Primeiro-Ministro: — E, Sr. Deputado, vou citar-lhe algumas frases do relatório, porque isso é que é importante.

Protestos do PSD.

Eu sei que não querem ouvir, mas isso é que é importante! Primeira frase: «A transformação da rede escolar do 1.º ciclo em Portugal tem poucos — se é que tem alguns — paralelismos internacionais no que diz respeito á ambição e á celeridade da implementação.(») Estas reformas reflectem uma visão política clara,»«

O Sr. Presidente: — Peço-lhe que conclua, Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: — «» e um elevado nível de conhecimento estratçgico«. E o Sr. Deputado dizme que este relatório é um relatório do Governo. Não! Isto é dito por peritos internacionais, que os senhores, de forma vergonhosa,» Aplausos do PS.

» classificam de «Governo a trabalhar para as estatísticas«.
Já agora, Sr. Deputado, responda-me a esta pequena pergunta:»

Vozes do PSD: — O senhor é que tem de responder!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Não se excitem, Srs. Deputados, porque, ao que julgo saber, isto é um debate, não é um interrogatório! Eu também tenho direito a fazer umas perguntas! Portanto, Sr. Deputado, responda-me a esta pergunta:»

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

Este é o primeiro debate depois de uma célebre declaração da liderança do PSD, segundo a qual o Governo e eu próprio teríamos mandado um jornalista da Lusa a Madrid para obter declarações dos membros do Governo socialista espanhol a propósito do TGV e, como é sabido, essas afirmações são falsas.

O Sr. Presidente: — Tem de concluir, Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: — Não quererá o Sr. Deputado pedir, uma vez na vida, desculpa ao Governo por ter utilizado na política afirmações falsas e, ainda por cima, com um slogan dizendo «Vencer com verdade»?! Que verdade é que há nessas declarações, Sr. Deputado?!