O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

31 | I Série - Número: 056 | 13 de Março de 2009

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Luís Campos Ferreira.

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Deputado, queria referir à bancada do Partido Socialista algo que é curioso, que é simbólico e que diz bem daquele que é o sentimento que essa bancada tem sobre os quatro anos de governação do Partido Socialista, ou seja, no momento em que as maiores forças políticas se preocuparam — e bem! — em fazer um balanço da governação, o Partido Socialista traz-nos a esta Câmara a questão dos painéis dos preços das gasolinas para os consumidores nas auto-estradas, a higiene nos estabelecimentos e os rótulos dos galheteiros de azeite. É, no mínimo, caricato, se não for uma desgraça» É uma desgraça porquê? Porque a sensibilidade do Partido Socialista sobre o que, neste momento, é importante para o País, sobre o sentimento, sobre a percepção dos portugueses, sobre as matérias que afligem os portugueses, é zero! Recomendo ao Sr. Deputado Jorge Seguro que escolha, no âmbito da defesa do consumidor, um tema melhor: um livro de reclamações espalhado por todo o País onde os portugueses possam reclamar contra este Governo e, a seguir, recolher todos os livros de reclamações e colocá-los na Torre do Tombo, que deve ser o único sítio neste país onde há espaço para acolher todas as reclamações que os portugueses têm a fazer sobre este Governo socialista!

Aplausos e risos do PSD.

O Sr. Presidente (Nuno Teixeira de Melo): — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Seguro Sanches.

O Sr. Jorge Seguro Sanches (PS): — Sr. Presidente, vou fazer algumas considerações, porque pergunta não houve.
A primeira consideração que gostava de fazer é a de que o PSD está presente em força no debate, com 11 Deputados»

Aplausos e risos do PS.

Desvalorizam, como sempre desvalorizaram, os direitos dos consumidores! Sempre o fizeram quando estiveram no governo e continuam a fazê-lo na oposição e esquecem que os consumidores somos todos nós, são as famílias que têm de comprar bens e serviços. O tema dos direitos do consumidor, que é um tema de modernidade na política portuguesa, mostra que o PSD, como há pouco referi, mais do que estar numa «mira técnica», parece estar mesmo no «fim da emissão». Parece-me, aliás, que o PSD usou apenas este tempo para dizer mal da governação e, finalmente, teve uma ideia absolutamente fantástica de querer que haja livro de reclamações sobre a actividade governativa», como se fosse esse o problema do País! O problema, porventura, será o de não ter oposição credível!...

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente (Nuno Teixeira de Melo): — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Madeira Lopes.

O Sr. Francisco Madeira Lopes (Os Verdes): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Jorge Sanches, o Sr. Deputado decidiu trazer aqui hoje a questão da defesa dos consumidores. Certamente que é uma questão importante.
Pegando nas suas palavras, na última resposta que deu à bancada do Partido Socialista, de facto, consumidores somos todos, e os portugueses, antes de serem consumidores, são trabalhadores, são cidadãos, são membros de famílias que têm sofrido na pele as políticas deste Governo, a dificuldade e a crise