28 | I Série - Número: 062 | 27 de Março de 2009
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra a Sr.ª Deputada Helena Oliveira.
A Sr.ª Helena Oliveira (PSD): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Maria José Gambôa, quero agradecer as suas palavras e dizer que fiquei surpresa quando as ouvi numa estação de rádio.
A Sr.ª Maria José Gambôa (PS): — Eu também!
A Sr.ª Helena Oliveira (PSD): — Por isso mesmo, entendi que devia trazê-las aqui para debatermos a situação.
Mais: quero dizer-lhe que nós, Partido Social Democrata, também temos feito a ligação entre as instituições, também as temos ouvido, e também temos feito a ligação entre essas mesmas instituições e os cidadãos que precisam de ser apoiados. E, infelizmente, ao fazê-lo, temos dado conta das tristes realidades que vão aparecendo.
Não quero alongar-me muito mais, mas tão-só dizer-lhe, Sr.ª Deputada, que estamos aqui para defender aqueles que mais precisam… Vozes do PSD: — Muito bem!
A Sr.ª Helena Oliveira (PSD): — … e, por isso, gostaríamos que nos ajudasse m.
Agora, Sr.ª Deputada, não gostaríamos que as suas palavras — e peço desculpa por dizê-lo — demonstrassem a arrogância do PS e do Governo face àquilo em que também nos empenhamos tanto.
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, não havendo mais oradores inscritos, vamos passar à votação dos diplomas hoje debatidos.
Antes de mais, vamos proceder à verificação do quórum.
Relembro aos que ainda não o fizeram que deverão assinalar a presença, utilizando o cartão de Deputado ou introduzindo o nome do utilizador e a palavra-passe no computador.
Pausa.
Hoje, a verificação do quórum também funciona de forma a que se possam familiarizar com o sistema. O acesso aos computadores, agora, é um exclusivo pessoal, mas também se exercita no âmbito de cada bancada, ou seja, qualquer Sr.ª Deputada ou Sr. Deputado de uma bancada pode ter acesso a um qualquer dos computadores colocado nessa bancada, mas, introduzindo o cartão ou a palavra-passe, esse é o computador com que trabalha.
Pausa.
Todos os Srs. Deputados devem ter o computador ligado, por forma a que possamos passar à verificação do quórum. E se houver qualquer necessidade de esclarecimento suplementar, têm os serviços de apoio que são capazes de monitorizar o apoio.
Há Deputados ainda não identificados pelo sistema informático?
Pausa.
Havendo, vamos aguardar, porque os serviços irão acompanhar-vos.
Pausa.