I SÉRIE — NÚMERO 99
2
(PS), Pedro Filipe Soares (BE), António Filipe (PCP) e Nuno Magalhães (CDS-PP).
Em declaração política, o Deputado José Junqueiro (PS) acusou o Governo de se ter distanciado quer do seu programa quer dos cidadãos e, fazendo o balanço do estado da economia portuguesa, concluiu estarmos pior hoje do que há dois anos. No final, respondeu a pedidos de esclarecimento dos Deputados João Oliveira (PCP), Nilza de Sena (PSD) e Hélder Amaral (CDS-PP).
Em declaração política, o Deputado Michael Seufert (CDS-PP) insurgiu contra a greve de professores às avaliações e aos exames nacionais e apelou a que se encontrem consensos que evitem a greve anunciada, tendo depois respondido a pedidos de esclarecimento dos Deputados Rui Jorge Santos (PS), Miguel Tiago (PCP), Pedro Lynce (PSD) e Luís Fazenda (BE).
Foi discutida, na generalidade, a proposta de lei n.º 148/XII (2.ª) — Aprova o crédito fiscal extraordinário ao investimento. Usaram da palavra, a diverso título, além do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (Paulo Núncio), os Deputados Honório Novo (PCP), Pedro Filipe Soares (BE), Cecília Meireles (CDS-PP), Paulo Batista Santos (PSD), Heloísa Apolónia (Os Verdes), João Galamba (PS), Hélder Amaral (CDS-PP) e Afonso Oliveira (PSD).
Também na generalidade, foi debatida a proposta de lei n.º 145/XII (2.ª) — Estabelece um regime de prestação de informação sobre remunerações, suplementos e outras
componentes remuneratórias dos trabalhadores de entidades públicas, com vista à sua análise, caracterização e determinação das medidas de política remuneratória adequadas. Produziram intervenções, além do Secretário de Estado da Administração Pública (Hélder Rosalino), os Deputados Jorge Machado (PCP), Carlos Silva e Sousa (PSD), Mariana Aiveca (BE), Isabel Santos (PS) e Artur Rêgo (CDS-PP).
Foram ainda discutidos os projetos de resolução n.os
725/XII (2.ª) — Recomenda ao Governo a realização de investimentos com potencial efetivo de desenvolvimento económico previstos para o sector portuário na região do Algarve e clarifique o modelo de gestão dos portos daquela região (PSD), 594/XII (2.ª) — Recomenda ao Governo que conclua os procedimentos necessários à construção urgente do porto de pesca de Tavira e ao desassoreamento dos canais de navegação (BE), 687/XII (2.ª) — Recomenda ao Governo que desenvolva uma política de investimentos portuários no Algarve, fundamentais para a dinamização económica da região (PS), e 748/XII (2.ª) — Dinamização da atividade portuária no Algarve como instrumento de desenvolvimento da economia regional (PCP). Fizeram intervenções os Deputados Mendes Bota (PSD), Cecília Honório (BE), Miguel Freitas (PS), Paulo Sá (PCP) e Artur Rêgo (CDS-PP).
A Presidente (Teresa Caeiro) encerrou a sessão eram 19 horas e 46 minutos.