Quinta-feira, 19 de março de 2015 I Série — Número 62
XII LEGISLATURA 4.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2014-2015)
REUNIÃOPLENÁRIADE18DEMARÇODE 2015
Presidente: Ex.ma Sr.ª Maria da Assunção Andrade Esteves
Secretários: Ex.mos
Srs. Duarte Rogério Matos Ventura Pacheco Rosa Maria da Silva Bastos de Horta Albernaz
S U M Á R I O
A Presidente declarou aberta a sessão às 15 horas e 5
minutos. Deu-se conta da apresentação da proposta de lei n.º
290/XII (4.ª), da proposta de resolução n.º 111/XII (4.ª), dos projetos de lei n.
os 817 a 827/XII (4.ª) e dos projetos de
resolução n.os
1299 a 1312/XII (4.ª). Foi aprovado um parecer da Comissão para a Ética, a
Cidadania e a Comunicação autorizando a suspensão temporária do mandato de 1 Deputado do BE e a respetiva substituição.
Em declaração política, o Deputado João Paulo Correia (PS) assinalou a realização das jornadas parlamentares do seu partido em Vila Nova de Gaia, enalteceu o esforço daquele município na criação de emprego e qualificação profissional e responsabilizou o Governo pelo agravamento das condições económico-sociais no distrito do Porto. No final, respondeu a pedidos de esclarecimento dos Deputados Adão Silva (PSD), Cecília Meireles (CDS-PP), José Moura Soeiro (BE) e Jorge Machado (PCP).
Em declaração política, o Deputado Rui Barreto (CDS-PP), além de ter salientado os dados de crescimento positivo do País, congratulou-se com o novo regime para o Centro Internacional de Negócios da Madeira pela sua importância para a economia daquela Região. Respondeu,
depois, a pedidos de esclarecimento dos Deputados Pedro Filipe Soares (BE), Hugo Velosa (PSD), António Filipe (PCP) e Jacinto Serrão (PS), tendo, ainda, interpelado a Mesa os Deputados Nuno Magalhães (CDS-PP), Inês de Medeiros (PS), António Filipe (PCP) e Hugo Lopes Soares (PSD).
Em declaração política, o Deputado Paulo Sá (PCP) acusou o Governo de ter dois pesos e duas medidas em termos fiscais e considerou necessária a construção de uma política alternativa de esquerda. Respondeu, depois, a pedidos de esclarecimento dos Deputados Duarte Pacheco (PSD) — que também interpelou a Mesa —, João Galamba (PS), Pedro Filipe Soares (BE) e José Luís Ferreira (Os Verdes).
Em declaração política, o Deputado José Moura Soeiro (BE) criticou o programa VEM (Valorização do Empreendedorismo Emigrante), anunciado pelo Governo, visando a criação de emprego e o regresso de jovens emigrantes, após o que respondeu a pedidos de esclarecimento dos Deputados Nuno Sá (PS) e Diana Ferreira (PCP).
Em declaração política, o Deputado Carlos Alberto Gonçalves (PSD) chamou a atenção para a importância das comunidades portuguesas no estrangeiro e congratulou-se com as políticas do Governo com vista à criação de