O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

27 DE SETEMBRO DE 2023

39

O Sr. António Sales (PS): — Sr.as e Srs. Deputados, o desígnio da representatividade local e o consequente peso político para a região são objetivos de todos os Deputados eleitos pelo distrito e garantia de que Leiria é e será tratada com o respeito e o destaque merecidos.

Sabemos o caminho que queremos seguir, o caminho da educação, da qualificação, da valorização pessoal, do urbanismo respeitador do ambiente, o caminho do investimento, da investigação tecnológica e científica, o caminho do empreendedorismo, da qualidade dos acessos aos cuidados de saúde, o caminho de uma habitação condigna, o caminho de uma melhor qualidade de vida.

A razão de acreditar no nosso distrito é o seu contributo permanente e crescente para a afirmação do desempenho da economia nacional, que, como sabemos, observará, nestes últimos anos, um crescimento económico superior a 9 %, um crescimento alicerçado numa aceleração robusta no investimento, com as exportações a crescerem 5 % no segundo trimestre deste ano, do emprego a criar 300 000 novos postos de trabalho e a taxa de desemprego a fixar-se nos 6 %, acompanhando o salário médio a crescer 7,5 % no segundo trimestre de 2023, e as contribuições sociais a crescerem 8,5 %.

Estes dados não são estatísticas vazias, são o reflexo concreto da mudança estrutural da economia do nosso distrito e do nosso País e a correção estrutural dos desequilíbrios macroeconómicos que atormentavam a nossa economia.

O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Muito bem! O Sr. António Sales (PS): — O distrito de Leiria continua a contribuir para estes resultados, respondendo

afirmativamente ao esforço nacional de criação de riqueza, atendendo à capacidade empreendedora dos seus cidadãos. Leiria e as suas gentes são, por isso, um bom exemplo.

Leiria recebeu, nos passados dias 20 e 21, a iniciativa Governo Mais Próximo, que culminou com a realização do Conselho de Ministros em Leiria, um exercício de governação olhos nos olhos com autarcas, empresários, movimento associativo e população.

Foi um exercício que percorreu os 16 municípios deste distrito e que reconhece a importância de uma rede capilar de organizações locais, que possui uma capacidade extraordinária de diagnóstico e intervenção de terreno; um exercício exemplar de governação no terreno, ouvindo as comunidades; uma visita que deixa uma marca neste território, uma marca de trabalho, uma marca de diálogo, uma marca de cooperação e de proximidade.

Deixa uma marca na economia, com a realização do balanço e ponto de situação do programa mais transformador que temos no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência): as Agendas Mobilizadoras,…

A Sr.ª Sara Velez (PS): — Muito bem! O Sr. António Sales (PS): — … absolutamente decisivas para alterar o perfil da economia portuguesa e

alavancar o nosso nível competitivo, tornando Portugal mais resiliente e preparado para responder aos crescentes desafios de uma economia global.

É um plano que se propõe investir mais de 7 mil milhões de euros, até ao final de 2026, criando 18 000 novos postos de trabalho, sendo a esmagadora maioria emprego qualificado.

Foi um ponto de situação, feito num distrito que tem vindo a assumir-se como um dos motores da economia nacional, como muito bem reconheceu o Sr. Primeiro-Ministro no arranque deste Governo.

Aplausos do PS. É um distrito que, nos últimos oito anos, criou 43 000 novos postos de trabalho, com um volume de negócios

de empresas que aumentou quase 44 mil milhões de euros. É uma marca na proteção das vítimas de violência doméstica, com a criação de nove quartos para a

habitação de mulheres vítimas de violência doméstica, até abril de 2024, em Castanheira de Pera, com um investimento de 272 000 €.

É uma marca no setor social, com a inauguração de uma creche no Souto da Carpalhosa, um concelho de Leiria, onde a Sr.ª Ministra do Trabalho anunciou o pagamento, neste mesmo dia, das atualizações das