O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE — NÚMERO 17

12

como se não pudéssemos apontar os grandes responsáveis que aqui estão — ou melhor, não estão: a Sr.ª Ministra da Habitação e o Sr. Primeiro-Ministro, António Costa.

Aplausos do CH. Num País que mudou muito nos últimos anos, não podemos deixar de dizer que as vagas sucessivas de

imigração para o nosso território têm tornado inabitável uma grande parte do País e têm tornado o problema da habitação ainda maior.

O Sr. Carlos Guimarães Pinto (IL): — O Bloco concorda com isso! O Sr. André Ventura (CH): — Não, o problema não é dizermos se precisamos, se gostamos ou se temos de

tratar bem os nossos imigrantes. Claro que temos. O Sr. Carlos Guimarães Pinto (IL): — O Bloco concorda com isso! O Sr. André Ventura (CH): — O que não podíamos, o que não devíamos ter feito, com a complacência do

PS, do PCP, do Bloco de Esquerda e do PSD, era abrir a porta a toda a imigração que este País recebeu nos últimos anos e que hoje se nota bem onde está.

Aplausos do CH. Protestos da Deputada do PS Joana Lima. Sr.ª Presidente, lembro-me de o Sr. Presidente da República dizer aos timorenses: «Venham! Venham, que

têm aqui um chão seguro». E hoje têm um chão seguro à porta de igrejas, em tendas, fechados em túneis. É aí que têm o seu chão seguro.

Lembro-me de o Primeiro-Ministro dizer: «Precisamos de todos, da Índia e do Bangladesh». Agora, eles cá estão, a viver em casas com 20 pessoas, em tendas e nas ruas.

Sr.as e Srs. Deputados, é a maior vergonha deste País aquilo que fizemos com a imigração em Portugal! Aplausos do CH. Porém, a esquerda tem sempre outra solução: não, não falta construção, isso é um problema de dinheiro;

não, não falta oferta, isso é um problema do PS e do PSD; não, o problema é o alojamento local, o problema são os senhorios, o problema são aqueles que tiveram de usar as magras poupanças de uma vida para construir um pequeno imóvel ou para o comprar e para o pôr agora a render dinheiro, e são esses que temos de atacar, é a esses que temos de ir ao bolso — diz a esquerda, como se a esquerda não tivesse ido ao bolso desta gente durante tantos anos, nos últimos tempos.

O Sr. Pedro Pinto (CH): — É verdade! O Sr. André Ventura (CH): — Reparem, ao dizermos, hoje, que a crise da habitação deve penalizar

proprietários, deve penalizar famílias, deve penalizar alojamento local, deve penalizar aqueles que investiram, o que estamos a dizer é isto: meus senhores, este é o País que somos — temos o IUC (imposto único de circulação) que vai aumentar, temos um IRC (imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas) que envergonha qualquer país da Europa, temos um IMI (imposto municipal sobre imóveis) que é uma vergonha, mas que a esquerda gosta, e, agora, ainda vamos às vossas habitações.

O Sr. Pedro Pinto (CH): — Muito bem!