O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

I SÉRIE — NÚMERO 35

24

As pessoas sabem, não precisam de mostrar fotos. As pessoas sabem, os resultados estão à vista, não vale a pena tentarmos enganar com imagens.

Vozes do CH: — Sabem, sabem! A Sr.ª Clara Marques Mendes (PSD): — Está à vista, está! A Deputada do PSD Clara Marques Mendes voltou a exibiu o recorte de uma notícia. A Sr.ª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social: — Em qualquer caso, relativamente à

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Sr. Deputado, aproveito para lembrar que já vim expressamente à Assembleia da República — numa audição dedicada! — só para falar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e prestar todos os esclarecimentos sobre a situação. Neste momento, até penso que já está marcada uma nova vinda minha cá, na próxima semana, para mais esclarecimentos. Julgo que o que não vamos é contaminar uma discussão tão importante e estratégica para o País, neste momento, com uma outra que tem o seu tempo e as suas informações específicas.

Sr. Deputado Carlos Guimarães Pinto, o salário mínimo aumentou 62 %, desde 2015. O Sr. Carlos Guimarães Pinto (IL): — Médio, falei do salário médio! A Sr.ª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social: — O salário mínimo, desde 2005 —

porque também referiu o ano 2005 —, aumentou mais de 118 % em Portugal, mesmo com quatro anos em que esteve praticamente paralisado e congelado, em que aumentou só 20 € durante quatro anos.

Em qualquer caso, gostaria também de dar-lhe a informação de que o salário médio aumentou cerca de 40 %, desde 2015, e, aqui, e de acordo com o acordo de rendimentos, o que temos previsto é aumentar 53 %, até 2026.

O Sr. Carlos Guimarães Pinto (IL): — Líquido! A Sr.ª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social: — Gostaria também de lembrar outro

facto que muitas vezes o Sr. Deputado esquece. O Sr. Deputado, por exemplo, fala muito na Irlanda. Não sei se o Sr. Deputado tem noção de quanto custa uma creche na Irlanda. Uma creche na Irlanda custa cerca de 1200 €.

O Sr. Carlos Guimarães Pinto (IL): — Eles ganham três vezes mais! A Sr.ª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social: — Ora, em Portugal, esta foi uma das

medidas estruturais que assumimos e que espero que o Sr. Deputado não considere que deva voltar atrás, que foi exatamente criar condições também para que este investimento social fosse transversal e chegasse aos jovens nas várias dimensões.

O Sr. Carlos Guimarães Pinto (IL): — É só barcos de imigrantes a chegar da Irlanda! A Sr.ª Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social: — Sr. Deputado José Soeiro, já falei sobre

a comparação, nomeadamente com o que foi a inflação em 2023, do que é a inflação prevista para 2024 e dos aumentos todos que estão previstos, seja do salário mínimo, seja dos salários, seja das prestações sociais, seja das pensões, mas reitero aqui que temos um aumento de 2000 milhões de euros na Segurança Social, focado, essencialmente, no reforço estrutural das prestações sociais, para garantir que muitas das prestações que tinham sido criadas, nomeadamente apoios extraordinários, se internalizam e se transformam em prestações permanentes para as famílias.

Em relação à Global Media, a ACT tem estado em permanente intervenção e acompanhamento e também haverá, na próxima semana, uma audição relativamente a esta matéria e cá estarei para dar todas as informações que tiver.