O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 1W ABRIL. 1W 1993 63

o Sr. Macgrie Correla (PSD): — Eu näo disse quequerla que inventasse.

A Sr, Helena Sanches Osório: — Disse, disse! Euperguntel se queria que eu inventasse urn caso tie carrupçAo e o senhor disse: quero!

o Sr. Presidente: — Sr.’ Jornalista, desculpar-me-a ainterrupçAo, mas trata-se de uma resposta sem cabirnentoa uma pergunta sem cabimento.

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Mo 6, Sr. Presidente, porque, provavelmente...

o Sr. Presidente: — Dá-rne licença? E evldente...

A Sr.’ Helena Sanches Osório: —Mo, era exactamente a que, provavelmente, ele queria.

o Sr. João Arnaral (PCP): — EntAo, tenho toda azao.

Sr. Presiclente, nAo tome decisOes sern a Comissno sepronunciar.

o Sr. Presidente: — Sr. Deputado, embora tenba alguma razo, estâ a ser injusto cornigo na medida em que amesa aprovou esta deliberaçao per maloria. Mas a suaobservação...

o Sr. ba0 Amaral (PCP): — Mas nAn tern competência para 1550!

o Sr. Presidente: — Mo insista, Sr. Deputado, pensoque tern razAo, mas 0 Regimente ainda não está publicado, o que me impede de o ter aqul. No entanto, pensoque tern razAo.

Assirn sendo.,.

o Sr. Presidente: — ... que o Deputado nAn queria quea senhora inventasse uma histOria.

A Sr.’ Helena Sanches Osó,lu: — Queria, queria Eledisse que sim;

o Sr. Macaria Correia (P50): — Mo admito a nmguém que ponha ern causa...

A Sr.’ Helena Sanches Osório: — Sr. Deputado,tambtm näo admito a ninguërn que me ponha emcausa <’ nenhwna! H a senhor disse que queria.Foi o senhor que disse, não [cii eu que disse que 0 senliordisse.

o Sr. Macgnu Correia (P50): — Nan von entrar emdiAlogo com a senilora per uma questAo tie respeilo pelos traballios.

Todavia, fiz-lhe uma pergunla concreta, não insinueinada, fiji delicado e cordato na forma como lhe co]oqueia pergunta.

A Sr.’ Helena Sanches Osónio: — E eu respond-theconcretamente. SO Ihe perguntei se queria que eu inventasse urn caso de corrupção e o senhor disse que sirn.

o Sr. Presidente: — Esta esciarecido. Don o incidenteper terminado e vamos prosseguir corn as nossos (mbathos.

Assim, solicito a depoente que se retire durante, aproximadarneñte, dez minutos, mantendo-se perto clesta sala,pois, em breve, mandá-la-el chamar. Se precisar de algurnapoio logistico que os serviços cia Assembleia lhe possamdisponibilizar, fará o favor tie solicitar aos funcionários oncomunicar-me-á.

Seguidameute, solieito a todos os elementos cia comunicaçäo social e aos restanles presentes — uma vez que areuniäo 6 ptiblica — que não pertençasn a Comissilo nernao sen staff isto 6, que nAo sejam Deputados ou nAn estejam ajuramentaclos, pam se retirarem.

o Sr. João Amaral (PCP): — Sr. Presidente, nAo manderetirar as pessoas porque o Regirnento nAo o permite.

Ames de inais, tern de pôr essa proposta a votaçAo efundamenta-la, tie acordo corn os termes regimentals.

o Sr. Presidente: — E capaz de ter alguma razAo.

o Sr. José Magalhäes (PS): — Sr. Presidente, peçn apalavra.

o Sr. Presidente: — Faça favor, Sr. Deputado.

o Sr. José Magalhàes (PS): — Sr. Presidente,gostariade perguntar a mesa, o que talvez simplifique est.a discussão, qual 6 a natureza cia deliberaçao que o Sr. Presidenteentende submeter a apreciação cia Comissao, porquë, independentemente do facto de termos de tomar nós, emealectivo, colegialmente, qualquer eventual decisAn sobrea expulsAo do pdbtico, 6 dcii, sem ddvida, que saibarnosqual será a sequência dos trabalhos. H sO depois tie Cenhecermos a que vamos fazer a seguir, 6 que se poderájustificar tat on tat medida. Ora, 6 importante que toda agente perceba que medidas’ são essas.

A Sr.’ Helena Sanches Osdnio: — Sr. Presidente, pesso fazer uma pergunta?

o Sr. Presidente: — Mo pode, nAo.

A Sr. Helena Sanches Osório: — E que en nAo seiqual 6 o men futuro: von Ia para fora, venho cá para dentro... pan quê? NAn sd o que se passa.

o Sr. Presidente: — Mantenho o convite a V. Ex.’ pamse retirar porque interrompo e suspendo a seu depoimento; mas peço-lhe o favor de se manter disponIvel pan oprosseguir, eventualmente, e prevejo que esta suspensAodos trabalhos e a sua ausência nAo seja per tempo muitosuperior a dez minutos.

o Sr. João Atnaral (PCP): — Sr. Presidente, isto passa a ser uma coisa surrealista!

o Sr. Fernando Amaral (PSD): — Sr. Presidence, dadao adiantado cia horn e a cansaço natural das pesseas queaqui estAo já ha cerca tie três boras, não seria conveniente que V. Ex.’ suspendesse esta reuniAo para recomecar amanhA ou depois, ou noutra data, continuando com aprograsnaçAo que está estabelecida?

o Sr. Presidente: — Sr. Deputado, considero a samobservaçAo muito sensata, mas 6 exactamente para analisar isso que a mesa vai reunir e decidir. Esse 6 urn dostemas para analisar.

I